Total de visualizações de página

terça-feira, 20 de novembro de 2012

Boteco Filmes #7 - A grande alegoria de Stálin

Hoje vou recomendar um ótimo filme pra quem gosta de história misturada com ficção. Baseado em um livro de George Orwell de mesmo nome, “A revolução dos bichos” é um aparentemente um filme infantil,  e sem emoção, mas é ai que cometemos o maior erro. Ele guarda incríveis simbolismos.

 
 
 
Animal Farm (A revolução dos Bichos )
Lançamento - 1999 (89min).
Dirigido por – John Stephenson.
Estrelando – Kelsey Grammer (voz), Ian Holm (voz),  
Gênero – Aventura.
Estados Unidos, por FlashStar.




A história de passa em uma fazenda onde os proprietários maltratam os animais os privando de uma boa alimentação, locais adequados para descansar, e claro, os tratando com muito desprezo. Dentre os animais, um porco se destaca com ideais de justiça e igualdade, dizendo que para os animais serem livres eles deveriam livrar-se de seus donos e governarem a si próprios em uma fazenda onde todos os animais tivessem os mesmos direitos e deveres. O porco inovador morre, mas suas ideias são aceitas pelos outros animais, que tomam partido e partem para a briga com seus donos. Está feito o processo revolucionário.
O filme todo nada mais é do que uma grande alegoria muito bem produzida criticando o sistema imposto por Stálin na União Soviética pós-Lênin. Cada animal e cada acontecimento se remete a algo real na história soviética. Os porcos representam os bolcheviques, os líderes da revolução que derrubam a burguesia e os czares, estes alegorizados no filme como os proprietários da fazenda. Os corvos simbolizam o poder da igreja, e o Grande Porco, que toma o poder da fazenda, desvirtuando toda a antiga teoria do velho porco que já morreu (Lênin), deixa claro ser Stálin.
A ideia central do filme é a grande deturpação do sistema totalitário em relação às ideias originais do “Animalismo”, representação do Socialismo. O Major, o porco que tudo idealizou, dizia uma coisa, e o poder estabelecido faz outra. As regras originais eram as seguintes:
  1. Qualquer coisa que ande sobre duas pernas é inimigo
  2. Qualquer coisa que ande sobre quatro pernas, ou tenha asas, é amigo
  3. Nenhum animal usará roupas
  4. Nenhum animal dormirá em cama
  5. Nenhum animal beberá álcool
  6. Nenhum animal matará outro animal
  7. Todos os animais são iguais.
Depois que Napoleão, o porco, toma o poder, as vai modificando pouco a pouco. Nada mais nada menos o que Stálin fez ao afirmar que pregava o Socialismo.

Durante todo o filme as desgraças que o povo soviético viveu sob o período de poder de Stálin são vivenciados. Tragédias acontecem, a injustiça se torna recorrente e a antiga ideia de uma sociedade mais justa parece agora ser só um sonho distante.
Com uma produção excelente para a época, o filme lida muito bem com as tomadas com animais, algo difícil de se fazer. Embora não tenha efeitos especiais de alta qualidade, principalmente quando os animais “falam”, o trabalho de adestramento destes foi muito bem desenvolvido. A trilha sonora dá um tom épico e bem adequado ao que realmente o que o filme quer transmitir.
Quem já conhece a história da União Soviética já imagina o que vai acontecer no filme… Mas já aviso: A forma como tudo acontece é incrivelmente cheia de ação, rapidez e dinamismo. A grande ironia do totalitarismo cairá por terra. Assista e veja como é.
Abaixo, segue o trailer original:
Há vários canais do Youtube que disponibilizam o filme completo. É só conferir!
Pegue a pipoca e bom filme!
Por Lucas Fiaschetti Estevez