Total de visualizações de página

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Deja Vú #26 - Black

A pedidos, o último Deja Vú do ano (todo mundo fala "aaaah" com cara de triste) vai relembrar um jogo nem tão antigo assim, mas que foi um dos melhores games de tiro em primeira pessoa da geração passada!
Lançado em fevereiro de 2006 para Playstation 2 e Xbox (o antigo, não o 360), Black é um FPS que inovou por ir na contramão dos jogos do gênero na época. Aliás, por ser lançado a quase 6 anos, é possível lembrar que os games iam ficando cada vez mais realistas e sofisticados, coisa que não mudou hoje, mas Black propõe menos realismo e mais diversão.

Tiros, explosões, destruição e... eu já falei das explosões? Desde o começo, o jogo tem muita ação e o combate é intenso. Black se passa na Rússia, e o protagonista é um membro da CIA que age atrás das linhas inimigas, e veterano de vários conflitos, que conta a história do jogo num interrogatório.
Black é um jogo tecnicamente incrível. Por ser lançado vários anos depois dos consoles, pôde aproveitar a melhor época da geração, graficamente falando. É um game muito acima da média dos gráficos, tanto do PS2 quanto do Xbox, apesar de não ter a mínima pretensão de ser realismo, como eu já havia dito. Por isso Black se destaca em meio a tantos jogos de tiro iguais.

Aliás, eu diria que estamos precisando de mais jogos como Black hoje em dia. O gênero de tiro em primeira pessoa está caindo na monotonia com vários games iguais, e faz tempo. Enquanto jogos como Black, ou atualmente, Portal 2, se sobressaem por inovar, a maioria das empresas se limita a buscar realismo.
A recepção de Black foi boa, com um 8.7 da IGN, 8.5 do Gameinformer e 8.0 do Gamespy, e não só a imprensa especializada aprovou o jogo, como também os fãs. Por isso, é um game tão jogado até hoje, e claro que continua sendo muito atual, até pelo pouco tempo que se passou!

Sugestão de assunto do @gustavocruz094