Total de visualizações de página

quinta-feira, 15 de março de 2012

Deja Vú #31 - Tetris

O Deja Vú de hoje vai falar sobre um dos jogos mais simples, porém bem sucedidos, de todos os tempos... Tetris!
Feito em 1984 por dois engenheiros e um estudante de 16 anos, Tetris é um game surpreendente por vários fatores. Além do fato de um adolescente ter trabalhado nele, é o primeiro game a ser feito na Rússia e comercializado nos Estados Unidos - em plena Guerra Fria! Outro fato curioso é que o nome do jogo é uma mistura de "tetra", prefixo grego para "quatro" (afinal todos os bloquinhos são compostos por quatro quadrados), e "tennis", que era o esporte favorito do programador do game.

Aliás, Tetris só existe devido à matemática. A ideia de blocos de diferentes formas e o mesmo número de quadrados se encaixarem perfeitamente vem dos antigos pensadores da antiguidade. Olhando por esse lado, a matemática não parece tão chata agora, não é mesmo?
Tetris dispensa apresentações e explicações, e se você nunca jogou, não deve ser desse planeta. Responsável pela popularização dos puzzles, o game consiste em empilhar bloquinhos que vão caindo na tela, um de cada vez. Quando uma fileira horizontal é completamente preenchida, os quadradinhos presentes nela desaparecem, abrindo mais espaço para o de cima. O objetivo do jogo é não deixar que os blocos "transbordem" pela tela.

Pode parecer simples - e, de fato, é - mas não deixa de ser um ótimo exercício mental. Com mecânicas intuitivas e práticas, Tetris tornou-se um passatempo divertido e viciante, fazendo sucesso no mundo inteiro, e deixou de ser apenas um game para entrar no ideário popular e fazer parte da cultura pop/nerd atual.
É impossível listar todas as versões de Tetris e jogos baseados em sua mecânica. Desde os consoles mais antigos até os novos, passando por celulares, tablets, e praticamente qualquer aparelho que possa rodar jogos, Tetris está em todos. Um dos maiores clássicos da história dos videogames, com toda a certeza.