Total de visualizações de página

segunda-feira, 9 de maio de 2011

O caso PSN

Muitas coisas vêm acontecendo com a Sony e a PSN, e isso tudo afeta diretamente os usuários do serviço, e até a própria empresa. Contudo, se você não sabe o que está se passando com o serviço online do Playstation e está mais perdido que cachorro que caiu do caminhão da mudança ou cego em tiroteio, o Boteco Gamer explica pra você o caso PSN!
O Playtation 3 era o único console da atual geração impossível de ser desbloqueado. As diversas tentativas sempre falhavam, até que George Hotz, um hacker americano, desenvolveu um processo para destravar o sistema e publicou na internet em janeiro. A Sony não tardou em processá-lo, gerando muita polêmica, e causando a ira da comunidade hacker mundial. As reações começaram em abril com vários ataques a sites da empresa, mas nada muito forte. Um acordo judicial com Hotz foi feito e ele se compromete a tirar seu site do ar.
Foi então que o grupo que se auto denomina "Anonymous" hackeou a PSN e obteve acesso a dados pessoais como números de cartão de crédito de usuários do sistema. Ao perceber a invasão, a Sony desativou o serviço alegando estar em manutenção. Porém no dia 22 de abril, a informação tornou-se pública e a empresa pede ajuda às autoridades para achar os responsáveis pelo ataque.

Agora o Anonymous nega a autoria da invasão, a Sony perdeu credibilidade por não proteger e encriptar os dados de seus clientes, e os gamers estão há mais de duas semanas sem poder jogar online. Ainda não se sabe quando o serviço deve voltar, mas estima-se que até 31 de maio a PSN deve estar online denovo, e reformulada. Os usuários também devem receber alguns jogos de graça para compensar o transtorno. Agora, as pessoas vão pensar duas vezes antes de disponibilizar informações pessoais em redes online. Só espero que a Live e a Nintendo WFC tenham aprendido a lição também. Seria muita imprudência deixar esses dados vulneráveis de agora em diante. Fica difícil confiar na PSN agora, mas eu acredito que a Sony não vai deixar acontecer isso outra vez!