Total de visualizações de página

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

3DS vs DS: vendas no primeiro ano

Enquanto esperamos o lançamento ocidental do PS Vita, o seu concorrente 3DS vai completar um ano no mercado esse mês. Agora é interessante ver um retrospecto da curta vida do portátil da Nintendo e comparar o primeiro ano a seu antecessor. Lembrem-se que o DS foi um dos videogames mais bem-sucedidos de todos os tempos, com mais de 150 milhões de unidades vendidas. Porém, o novo portátil vem se saindo muito bem na tarefa de suceder o DS, e seu primeiro ano de vendas surpreendeu bastante.
Segundo os dados do VG Chartz, o 3DS teve 16 milhões de unidades vendidas mundialmente nos primeiros 12 meses, ou seja, o dobro do DS. Reparem que o novo portátil estava abaixo no começo, porém após o corte de preço, as vendas subiram vertiginosamente e ultrapassaram o antecessor com folga. Talvez isso se deva ao fato de que o 3DS teve um ano livre de concorrência, enquanto o DS foi lançado praticamente junto ao PSP, no final de 2004.

As vendas do PS Vita não estão fortes no Japão, mas ainda não se sabe o que pode acontecer quando chegar ao mercado ocidental, e talvez a Sony possa optar por um corte no preço para tentar alavancar as vendas do portátil, assim como a Big N fez com o 3DS. A única certeza é que o antes desacreditado 3DS conseguiu surpreender no primeiro ano de vida, e agora terá sua prova de fogo quando o Vita for lançado!