Total de visualizações de página

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Games baseados em filmes valem a pena?

Essa semana, eu havia programado pra hoje um review sobre Thor: God of Thunder, mas pensei melhor e desisti. Cheguei a conclusão de que jogos baseados em filmes são um grave problema. Não pras produtoras, que ganham dinheiro com isso, mas sim com os gamers, que compram esperando por um game a altura do respectivo filme, mas se deparam com um jogo limitado e claramente feito às pressas para ser lançado junto da película.
X-Men Origins: Wolverine, um dos poucos games de filmes que são realmente bons!
Claro que em toda regra há uma exceção, existem jogos de filmes muito bons, como X-Men Origins: Wolverine, de 2009, e GoldenEye 007, de 1997, sendo que este só foi lançado nos consoles dois anos após de estrear nas telonas. O problema é que a fama desse tipo de produção não é boa entre os gamers. Todos sabem que jogos baseados em filmes não costumam ser bons. Na verdade, não só de filmes, mas adaptações de séries também.

Um exemplo famoso é Superman, lançado em 1999 para Nintendo 64. O jogo era tão ruim que até hoje é usado como exemplo quando se quer exagerar sobre a falta de qualidade. "Esse game é tão ruim que parece Superman 64" não é uma frase incomum de se ouvir, e não é pra menos, afinal o jogo está entre os piores da história. Se você procurar no Gamerankings os piores jogos de todos os tempos, o "top 1" é Charlie's Angels, que por coincidência (ou não), é baseado no filme As Panteras.

E mesmo quando o filme em questão é bom, o jogo corre o risco de não corresponder as expectativas. Normalmente, pelo fato de as produtoras sofrerem pressão para terminar o desenvolvimento a tempo de lançar o jogo e a película simultaneamente. A decepção também pode acontecer pelo enredo do game. Muitas vezes ele é tão fiel ao filme, que se você assistir, não tem graça jogar. Mas se o jogo não tiver nada a ver com o que você assiste, como em Avatar, também não é legal. Basicamente, o game conta o que não apareceu nos cinemas. Por se passar um ano antes dos acontecimentos do filme, funciona como uma forma de saber mais sobre o universo criado por James Cameron.

Muitas vezes até mesmo os fãs da série ficam decepcionados, como em TRON, onde o filme é excepcional mas a adaptação para consoles não corresponde a qualidade, e é apenas um jogo comum. O pior é quando os desenvolvedores não são originais o suficiente e tomam por base outros games na hora de adaptar a jogabilidade. Scarface é um ótimo exemplo. Baseado no filme de Al Pacino, o clássico do cinema acabou virando um sandbox ruim, e ficou conhecido como um GTA mal-feito. Na verdade, muitos desses jogos não dão certo por tentarem copiar o estilo de outros e não terem identidade própria. As vendas podem até não ser ruins pelo nome que o game carrega na capa, mas a fama dos jogos baseados em filmes não é das melhores, e deve continuar assim por muito tempo, infelizmente.