Total de visualizações de página

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Deja Vú #34 - Space Invaders

A sessão nostálgica do Boteco Gamer relembra hoje um dos maiores clássicos da história dos games:
Um jogo digno de figurar no banner desse humilde blog e que detém o status de ícone dos videogames, Space Invaders dispensa apresentações. Assim como Mario, Pac-man, Tetris, Sonic, Zelda entre outros, esse é um game tão famoso que transcendeu sua condição e se tornou um elemento da cultura nerd e pop. E ao contrário dos jogos atuais, Space Invaders é exímio não por um enredo complexo e gráficos realistas, mas por sua impressionante simplicidade e capacidade de atrair e viciar por longas horas.

Lançado inicialmente nos arcades em 1978, pelas mãos da Taito, Space Invaders é o tataravô dos jogos "shmup" ou "shoot 'em up" como Ikaruga, R-Type e Geometry Wars. Apesar de já existir um game de nave como esses na época (Spacewar, de 1961), Space Invaders é muito mais conhecido, e considerado por muitos o jogo que inaugurou o gênero, além de ser uma forte influência para qualquer jogo de tiro, seja qual for o estilo.
A jogabilidade do jogo baseia-se no movimento horizontal da nave, que atira contra uma legião de alienígenas. Os inimigos se movem em zigue-zague e ao mesmo tempo avançam em direção à nave. O objetivo, obviamente é derrotar todos os aliens, e quanto mais se mata, mais aparecem e a dificuldade e velocidade do jogo - e da música - vai aumentando, até que você não consiga mais exterminar as hordas que aparecem.

Claro que o game foi um sucesso absoluto, e logo nos primeiros meses após ser lançado, já contava com mais de 100 mil máquinas espalhadas por todo o Japão e 60 mil nos Estados Unidos. A versão para consoles, alguns anos depois, vendeu mais de 2 milhões de unidades no primeiro ano, fazendo de Space Invaders um dos primeiros jogos de todos os tempos a ter mais de 1 milhão de cartuchos vendidos.
Space Invaders revolucionou os jogos de videogame e atraiu vários fãs para a crescente indústria do entretenimento eletrônico que estava se formando. Shigeru Miyamoto, criador de Mario e Zelda, e Hideo Kojima, criador de Metal Gear, já confessaram que começaram a jogar com Space Invaders. Seu impacto cultural vai muito além dos jogos, sendo considerado um dos games que mais influenciaram o mundo e as pessoas como um todo.

Nem há como citar as versões, remakes e lançamentos paralelos de Space Invaders, pois praticamente todo console ou portátil possui um. Esse é um dos grandes jogos da história, obrigatório no currículo de qualquer gamer que se preze!