Total de visualizações de página

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Deja Vú #21 - Excitebike

Mais um post na sessão retrô do blog! Hoje, a nostalgia é toda de Excitebike!

Excitebike é um game lançado para Famicom em 1984 e no lançamento do NES, a versão americana do console, no ano seguinte. É um jogo de motocross, dos primórdios dos games de corrida. O gênero ainda estava nascendo, e excitebike é bem diferente dos jogos atuais. As motos correm numa pista com jogabilidade side-scroller, e o segredo das ultrapassagens está nos controles.

Enquanto o direcional move a moto pela pista, o botão A acelera e o B é o turbo. Porém, se o B for utilizado demais, a moto superaquece, deixando-a parada por alguns segundos, fazendo com que o jogador perca posições. Por outro lado, se bem usado, o turbo garante saltos mais altos nos morros e velocidade mais alta.
Pode parecer simples para os padrões atuais, mas na época era um sistema de controle complexo, tornando o gameplay muito interessante. Saber a hora de usar o turbo e utilizar bem as rampas eram a chave para a vitória. Apesar de não ter curvas, o que seria inaceitável num jogo de corrida de hoje.

Excitebike ainda possuía cronometragem e sistema de recordes e time attack, que garantiam muito mais vida útil e replay ao game, e são características que tornaram-se imprescindíveis nos games atuais do gênero.
Em meio a games de plataforma, muito abundantes na época, Excitebike é um jogo inovador em certos pontos, e seu sucesso pode ser comprovado pela continuação da série com Excitebike 64, Excitetruck, Excitebots, entre outros ports e remakes, sem falar da aparição em Smash Bros Brawl!