Total de visualizações de página

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

DLCs - Como fazer? Valem a pena?

E aí, galera! Como vão todos vocês? Se vão bem, então está tudo bacana. Hoje eu venho aqui com uma proposta diferente de texto. Vou trazer para vocês três reviews de três excelentes jogos, mas ainda não zerei nenhum deles. Então hoje eu vou falar sobre DLCs. Um tema que dá muito o que falar no mundo dos games. Será que elas são justas? São feitas corretamente? Vamos conversar e (tentar) tirar algumas conclusões.



Começo falando que sou um consumidor de DLCs. Tudo que vale a pena comprar e está a minha disposição, eu compro. E eu adquiri alguma experiência com esse tema no último ano que comecei a comprar estes conteúdos extras. Essa "experiência", se é que eu posso chamar assim, me mostrou que nem todas as DLCs são um roubo. Algumas empresas se aproveitam dessa evolução nos games para lucrar mais (Capcom que o diga), mas outras empresas levam o assunto a sério e encaram as DLCs como elas devem ser: Um conteúdo a mais para aumentar a vida útil de um game.

Já de cara eu quero citar a que, para mim, é a mestra no quesito DLC: Bethesda! Sim, a produtora das grandes franquias The Elder Scrolls e Fallout sabe, como ninguém, a produzir, distribuir e cobrar um preço justo por seus conteúdos extras. Tanto em Fallout quanto em The Elder Scrolls, ela adiciona: Novos mapas, novas missões, novo enredo, novos itens e novas habilidades. Isso falando, obviamente, das que eu chamo "DLCs Capitais", que são aquelas que realmente expandem o game.

Dawnguard: Uma aula de como se fazer DLCs.

Existem alguns casos em que as DLCs podem ser dispensáveis ou não. Um bom exemplo são os games de música. Você tem alguns pacotes com várias músicas da banda ou pode compra-las separadamente caso preferir. Isso, obviamente, se você tiver interesse em adquirir as músicas de alguma banda específica. Caso não tenha, não compre. Os preços dessas DLCs são medianos, não os considero os mais justos do mundo no caso de músicas separadas, mas sim no caso dos pacotes.

Mas existem também as empresas que fingem não saber não sabem utilizar esse advento corretamente. Acredito que hoje o maior exemplo seja a Capcom, que, apesar de ser uma empresa que eu respeito demais, a considero uma "caça-níqueis". Em primeiro lugar, ela foi quem cunhou um outro termo para DLC (DLC significa DownLoadable Content). Este que foi batizado de Disk Locked Content, que são alguns conteúdos que vêm no próprio CD quando você compra o jogo, mas você tem que baixar (ás vezes, comprar) uma DLC para adquiri-lo. Isso é um roubo.

Super Street Fighter IV Arcade Edition: O maior roubo da história dos games.

Outro ponto que faz a Capcom ser odiada nesse âmbito é o fato de ela fazer os fãs comprarem todas as suas DLCs para, depois de uns meses, lançar uma versão completa do jogo. Isso também é uma sacanagem. Não seria tão difícil atrasar o lançamento do game em uns cinco meses para lançar com todos os conteúdos.




Como esse texto já está começando a ficar maior que qualquer review minha, eu vou terminar falando que as DLCs valem a pena se você conhecer a empresa, saber como funciona o conteúdo dela e se ela é competente nesse ponto. Caso contrário, as DLCs são realmente um grande roubo. Desculpem por não postar uma review. Comprei três games novos e não deu tempo de fechar nenhum deles ainda. Fico por aqui e até a próxima!!