Total de visualizações de página

terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Boteco Filmes #8 - Muçulmano ou Judeu?



Assisti esse filme a alguns dias, e me senti na obrigação de recomendá-lo para vocês. “Santa Paciência” pode parecer um título um tanto infantil, de um filme cheio de clichês e enredo fraco, mas quem pensa assim se engana. Sua temática é atualíssima: o preconceito entre muçulmanos e judeus residentes na Inglaterra. O país sempre foi o destino constante de diversos imigrantes de todo mundo, e entre eles se destacaram os judeus e os muçulmanos. Muitas dessas famílias se abrigaram em áreas próximas em Londres, e passaram a enfrentar o preconceito entre si.



The Infidel (Santa Paciência (pt))
Lançamento - 2010 (105min).
Dirigido por -  Josh Appignanesi.
Estrelando – Omid Djalili, Archie Panjabi, Matt Lucas.
Gênero – Comédia.
País - Reino Unido. 
 
 
 
O enredo é simples, mas sensacional. Mahmud Nasir é um muçulmano com uma família já formada, orgulhoso de seus costumes e de sua milenar herança familiar muçulmana. Não é um fanático religioso, mas tenta seguir moderadamente os ensinamentos do Corão. Embora seja conhecido por sua simpatia e alegria, Nasir mostra em muitas situações seu preconceito contra os judeus. Os acusa de serem os “donos do mundo”, e de se acharem acima da lei e da ordem.
Sua mãe, uma muçulmana fervorosa, falece, e Nasir precisa esvaziar a sua antiga casa, onde viveu toda sua infância. Ao mexer nos documentos da família descobre uma certidão de adoção, e vai atrás de sua verdadeira origem em orfanatos da região. Descobre a verdade que mudaria seu modo de enxergar a si próprio: ele era de família judia. O seu sangue era judeu.
A partir daí o filme mostra a crise de identidade da personagem. O muçulmano-judeu começa a estudar o Judaísmo às escondidas, mas não deixa de comparecer aos compromissos de um bom muçulmano. Quanto mais se confunde mais sua situação piora frente aos amigos, família e sociedade.
A situação piora quando seu filho o diz que irá se casar com a filha de um grande orador muçulmano. O problema é que ele é extremista: odeia judeus e tudo que não segue as sagradas escrituras de Maomé. E agora? E se ele descobrir que Nasir tem sangue judeu? O casamento de seu filho estará arruinado?
O filme segue, e paro por aqui sobre o enredo. Será que Nasir se mantém muçulmano ou se torna um praticante do judaísmo? Veja para saber.
O incrível deste filme é a forma como o preconceito, o embate entre culturas e o conflito pessoal são tratados. Há uma mistura perfeita de humor inteligente e drama. Em termos técnicos, o filme não deixa a desejar, embora tenha pontos fracos. A sequência das tomadas e cenas as vezes são confusas, e a fotografia do filme poderia ter sido mais elaborada. De resto, tudo é excelente. Ótimos atores, diálogos e o que me chamou muito a atenção: uma trilha sonora muito bem escolhida, que acompanha o enredo de forma emocionante e cativa o espectador a se interagir mais com a história.
Um filme que faz rir mas tem um fundo social muito importante. Abaixo, o trailer:


Aproveitem! o/
Por Lucas Fiaschetti Estevez