Total de visualizações de página

quarta-feira, 7 de março de 2012

Tablets e smartphones no mercado de games

Cada vez mais os celulares vão ganhando funções, e os atuais smartphones já são usados por alguns como plataforma de games. Será que algum dia, os tablets e celulares vão brigar de igual pra igual com videogames portáteis ou até mesmo substituí-los?
A indústria de celulares tem uma diferença notável para a de games. Enquanto os consoles têm vida média de 5 anos, os smartphones mais novos são ultrapassados em questão de meses. Se a Apple lançar um iPhone novo a cada ano, os fãs vão comprar todas as versões. Porém, se a Nintendo lançar um DS novo a cada ano, as vendas não vão ser satisfatórias. E os videogames estão tomando o caminho contrário dos celulares, e estão ficando cada vez mais duradouros. O PSP foi lançado em 2004 e só ganhou seu sucessor agora. E dizem que o Vita vai durar mais tempo ainda.

Ou seja, o lucro das empresas de celular é muito maior, pois a cada ano novas versões dos aparelhos são lançadas e vendem como água. Além disso, games para 3DS e Vita custam caro, enquanto os donos de um dispositivo com Android ou iOS podem baixar diversos jogos de graça, a qualquer momento. Sem falar que o celular possui uma relação custo-benefício mais vantajosa, afinal além das funções normais, possui milhões de aplicativos úteis à disposição do usuário.
Porém as vantagens dos tablets e smartphones param por aí. Apesar de toda a facilidade que eles garantem, ainda lhes falta algo crucial para uma boa plataforma de jogos: BONS jogos. Não estou desmerecendo os games tão divertidos e viciantes de celular. Porém, jogar Angry Birds na fila do banco nunca vai se comparar a jogar Mario ou Uncharted em qualquer lugar.

É exatamente a qualidade dos games que faz a diferença, e mantém os portáteis vivos no mercado. Por enquanto, portáteis e celulares não estão no mesmo nicho de vendas. Mas esse panorama está mudando aos poucos, e os tablets e smartphones estão começando a atrair o público dos videogames. Afinal, não se pode negar que um celular de última geração faz muito mais que um 3DS ou Vita.
O que a Sony e a Nintendo precisam fazer é se adequarem à nova realidade do mercado, e usar as lojas online de seus aparelhos para disponibilizar aplicativos, assim como nos smartphones. Com certeza isso aumentaria as vendas, e muito mais pessoas iriam para o lado gamer da força. Um jogo de celular nunca vai ser tão bom quanto o de um videogame. Mas se os celulares dominarem o mercado, talvez não valha mais a pena investir nos portáteis.

O futuro dos videogames de mão depende dessa geração, então vamos esperar pra ver o que 3DS e Vita nos reservam...