Total de visualizações de página

segunda-feira, 16 de abril de 2012

The Art of Video Games

Há 30 anos, era impensável que jogos de videogame estariam em exposição num museu de arte. Quase marginalizados, os games eram mal vistos e até hoje existem matérias sensacionalistas sobre os "prejuízos" dos jogos eletrônicos para as pessoas, e avós que dizem que o console estraga a TV. Apesar desses preconceitos arcaicos, os games são uma forma de entretenimento - e arte, por que não? - que ganha adeptos a cada dia, e já movimenta mais dinheiro do que o cinema, por exemplo.
Agora, os games ganharam um merecido reconhecimento por parte de um dos maiores museus de arte do mundo, o Smithsonian Art Museum, nos Estados Unidos. Por meio da exposição The Art Of Video Games, o museu oferece uma visão artística sobre os jogos, e proporciona uma experiência única aos visitantes, mostrando a evolução dos games e explorando seus mais de quarenta anos de história, desde os borrões de píxels até as atuais superproduções.

O dia de abertura da exposição recebeu mais de 23 mil pessoas, sendo um dos cinco dias com mais visitação na história do Smithsonian. O curador da exposição, Chris Melissinos, disse que grande parte das pessoas que vão a museus hoje cresceram jogando videogames, e por isso The Art Of Video Gamer é uma exposição que vem em boa hora para agradar a esse público.
O Boteco Gamer já falou sobre games serem ou não arte e essa exposição é a maior confirmação que poderíamos ter. The Art Of Video Games continuará até setembro. Quem estiver afim de ir até os States pode ver!