Total de visualizações de página

segunda-feira, 18 de julho de 2011

FIFA vs PES

Hoje vamos falar sobre um assunto muito polêmico no Boteco Gamer. Mamilos! Mamilos são polêmicos! A acirradíssima disputa entre duas franquias de games do esporte mais popular do planeta, e a nossa paixão nacional: futebol! Não, eu não vou falar sobre o fiasco da Seleção, nem sobre a situação dos times no Brasileirão, mas sim sobre a eterna batalha entre FIFA e PES!
Há uns cinco ou seis anos, essa comparação seria uma piada, pois PES, também conhecido na época como Winning Eleven, era muito superior ao rival, até então quase desconhecido, FIFA. Porém o game da EA começou a se aprimorar enquanto a Konami se acomodou na liderança e limitou-se a atualizar os times e uniformes para lançar as novas versões, sem nenhuma melhoria aparente. Foi então que FIFA começou a ganhar espaço, e ameaçar o concorrente.
Atualmente, a qualidade gráfica de ambos é boa, mas o que se aproxima mais da realidade é o FIFA. Na parte da jogabilidade, é que as opiniões se dividem. Enquanto PES possui um gameplay mais acelerado, divertido e com muitos gols, o rival tem uma forma de se jogar mais cadenciada, devagar, e que necessita de muitos passes para se chegar ao gol do oponente. Apesar de, na teoria, o jogo da EA ser mais realista, no futebol real isso não pode ser declarado, pois existem tanto jogos cheios de ação quanto jogos mais parados. Porém, a física aplicada aos títulos mostra-se mais realista e flui mais naturalmente no FIFA. Os movimentos dos jogadores e o contato entre eles, bem como as suas animações estão melhores e mais reais no game da EA.

FIFA possui muito mais times licenciados, do mundo inteiro, enquanto PES só tem os da Champions League, Copa Libertadores, e alguns outros times do velho continente. O modo Master League, do Pro Evolution, era uma unanimidade entre os gamers, porém hoje já existem modos semelhantes no FIFA. Resumindo: FIFA tomou o lugar de PES, porém a Konami está trabalhando para reassumir a liderança. Mas no Wii, o panorama é diferente. Vou explicar...
O FIFA assumiu uma postura casual no console da Nintendo, com gráficos cartunescos e jogabilidade simplificada, enquanto o PES é hardcore, com opção de controle clássico ou playmaker, que na minha humilde opinião é a melhor jogabilidade de todos os tempos num game de futebol, apesar de ser mais complicada de se aprender. Os gráficos e a física ficaram mais realistas no PES, que hoje lidera de longe no Wii, sem que o concorrente demonstre nenhum tipo de reação ou tentativa de se recuperar.

Confiram os trailers de PES 2012 e FIFA 12:

As situações diferentes nos consoles mostra que a guerra entre PES e FIFA ainda vai durar muito tempo. Quem tem a ganhar com isso somos nós, gamers!