Total de visualizações de página

segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

O futuro das pequenas desenvolvedoras

Todos sabemos que a indústria de games é uma das que mais crescem no mundo, e é a mais lucrativa dentre as de entretenimento, movimentando mais dinheiro do que livros e até filmes. Mas mesmo com esse aparente progresso, o futuro dessa indústria é um tanto quanto incerto. Antes de explicar o porque, vejam esse vídeo que o leitor Gustavo me indicou, e que deu a ideia pra esse post:

Todos os nomes citados são de estúdios de games que fecharam as portas. Tudo isso só em 2012. Enquanto muitas empresas não têm mais condições de continuar funcionando, outras estão lucrando cada vez mais, como a Activision, Eletronic Arts, Ubisoft, entre outras produtoras que lançam jogos anuais.

Não estou criticando os jogos anuais. Vocês mesmos sabem o quão fã de Assassin's Creed eu sou. Mas o fato de algumas franquias serem lançadas todo ano e ainda assim fazerem sucesso, faz com que muitas desenvolvedoras se acomodem e não inovem, sempre mantendo a mesma fórmula nos jogos. Pois mesmo que nada mude de uma versão para a outra, os compradores ainda estarão lá, sedentos para jogar um game que tem prazo de validade, pois todos sabem que dali a um ano já vão comprar o próximo.

Esse péssimo hábito tem feito com que pequenos estúdios, que se dedicam para fazer jogos diferentes e inovadores, não consigam se manter. Se o consumidor prefere se manter na zona de conforto, e se acostuma a comprar os mesmos jogos todo ano, as produtoras tendem a se acomodar também, pois não há necessidade de buscar algo novo. Enquanto quem arrisca, acaba se dando mal. E quem tem a perder com isso somos nós, que ficamos com uma indústria estagnada.

Repito: não tenho nada contra FIFA, PES, Call of Duty, Battlefield, Assassin's Creed, F1, NBA. Muito pelo contrário, gosto da maioria. Mas é uma pena que o incentivo às desenvolvedoras de pequeno porte não exista por parte dos jogadores. E não é só pequenas empresas que vão mal das pernas! A THQ está ameaçando fechar as portas a um bom tempo. O futuro da indústria de games é incerto. Não se sabe até quando esse modelo acomodado e estagnado vai continuar funcionando...