Total de visualizações de página

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Comparativo: PES 2012 vs FIFA 2012 (Wii)

Após o review de FIFA 12 e, bem depois, de PES 2012, ambos para Wii, aqui está o comparativo entre eles. É recomendável que, antes de ler o comparativo, você leia as análises dos jogos para ter uma base melhor. Caso você queira ver o comparativo de PES 2012 e FIFA 12 de Xbox 360/PS3, clique aqui!
Por que fazer comparativos e reviews separados das versões de Wii e de X360/PS3? Porque são jogos completamente diferentes. Apesar de pertencerem às mesmas franquias, ambos os jogos foram modificados totalmente para se adaptar ao controle do Wii. A princípio, esse controle parecia estranho - e ainda é, caso você esteja começando - mas com o tempo ambos os jogos foram se adaptando, cada um de uma maneira. Primeiro, uma pequena aula de história...

Enquanto o FIFA buscava uma experiência extremamente casual no Wii, a Konami desenvolveu o PES para explorar todas as possibilidades que a combinação wiimote + nunchuk proporciona, criou uma jogabilidade totalmente inovadora e assustadoramente eficaz. Por mais que alguns conservadores prefiram o estilo clássico, não há como negar que os horizontes foram amplamente expandidos com a chegada do PES 2008 e seus controles "complicados e perfeitinhos".
Enquanto a EA Sports tentava fazer o consumidor engolir joguinhos de futebol com personagens caricatos, minigames, controles simples e apelo extremamente casual, a Konami aperfeiçoava sua obra hardcore, inovadora e competente. Até que PES se acomodou na liderança de mercado e, após vários anos, não modificou em quase nada seus jogos. Nesse meio tempo, FIFA evoluiu muito, aprendeu com o concorrente, ganhou mais seriedade e complexidade.

Na versão 2012, FIFA possui muitos modos de jogo que não existem no PES, além de gráficos melhores, muito mais times licenciados, e vem se reinventando a cada ano. Enquanto a franquia concorrente parou no tempo depois do PES 2009 - que foi um game incrível - e esqueceu de evoluir.
Resumindo, PES sempre foi melhor no Wii, mas após dois ou três anos sem nenhuma mudança perceptível, o jogo começa a perder em vida útil. Talvez seja melhor uma experiência nova e não tão boa quanto uma melhor, mas que não muda nunca. Se o Wii U não fosse ser lançado esse ano, eu diria que FIFA poderia, em um futuro próximo, assumir a liderança de mercado no console branco da Big N.

Analisemos alguns quesitos individualmente:

Gráficos - FIFA possui um visual cartunesco, que compensa a debilidade do hardware do Wii e traz uma característica nova e bem interessante, enquanto PES tenta reproduzir gráficos realistas, sem muito êxito.

Som - Os gritos famosos de torcidas do Brasil estão presentes no FIFA, assim como gritos em português de "passa a bola!", entre outros, nas partidas informais. Já PES possui a incrível narração de Silvio Luiz e músicas extremamente boas.

Jogabilidade - Essa é a grande diferença entre eles. Os controles de FIFA não chegam perto dos de PES, que são precisos e inovadores. Ambos os jogos possuem opção de se jogar com o controle clássico também.

Diversão e Vida útil - Enquanto o PES tem sua consagrada Master League e a divertida Champions Road, que são extremamente viciantes, o FIFA tem modos de jogo similares, e também conta com um modo "street", e um no qual você controla apenas um jogador e segue sua carreira das quadras aos gramados.

Enfim, apesar do FIFA estar numa crescente muito boa nos últimos anos em relação ao concorrente, o melhor game de futebol do Wii ainda é o PES. Mas caso você tenha jogado a versão 2011, eu recomendaria comprar o FIFA para ter uma experiência diferente.