Total de visualizações de página

terça-feira, 29 de maio de 2012

As cinco "eras" dos videogames

Na escola, desde pequenos, aprendemos que o ser humano passou pela pré-história, antiguidade, idade média, moderna e contemporânea. Mas se parar pra pensar, os videogames também podem ser divididos em épocas. Não estou falando daquela velha concepção de gerações de consoles, mas de eras de verdade. Claro que a história dos games não é tão vasta e antiga quanto a humana, mas pode-se dizer que estamos na quinta era gamística, e em breve devemos entrar na sexta. Quer saber o porque?

No começo de tudo havia o que podemos chamar de pré-história dos games, com alguns protótipos que podiam ser controlados, numa época na qual não se sabia nem o que era um videogame. Existem registros de jogos eletrônicos interativos que datam de 1947. Em 58, foi criado "Tennis for Two", que tentava simular um jogo de tênis, e pode ser tido como o primeiro game da história, muito antes do Odyssey. Porém a definição de videogame não é uma unanimidade, portanto fica difícil dizer quando os jogos surgiram.

Após esse tempo obscuro, veio a Era dos Arcades, que corresponde à antiguidade dos videogames. Os consoles caseiros ainda não haviam se difundido, portanto os arcades eram a principal forma de jogo existente. A Sega foi a empresa que deu o pontapé inicial nessa era, com Periscope (1968), Duck Hunt e Grand Prix (1969). Mas foi na década de 70 que os arcades e fliperamas se popularizaram como nunca. Jogos como Pong (1972), Space Invaders (1978) e Pac-Man (1980) marcaram época e se eternizaram como grandes clássicos.

Mas os jogadores começaram a enjoar de jogos simples, por mais viciantes que eles fossem, e a indústria de games entrou em crise. Foi aí que um jovem japonês chamado Shigeru Miyamoto resolveu revolucionar os jogos eletrônicos e desenvolveu Donkey Kong (1981). A partir daí, entramos na Era dos Platformers, correspondente à Idade Média. Com a tecnologia disponível na época não era possível fazer jogos cinematográficos com roteiros hollywoodianos, mas a evolução começou com games lineares e com uma história a ser seguida.

Com os novos jogos, os avanços tecnológicos fizeram-se necessários, e então os consoles caseiros começaram a fazer um sucesso estrondoso, e o "boom" foi iniciado pelo NES e Super Mario Bros., em 1985. Nessa década, games de plataforma como Alex Kidd, Metroid, Mega Man, entre outros jogos dominaram o mercado. Os platformers estão sempre se reinventando, então temos várias reedições posteriores do gênero em outras épocas, como Sonic the Hedgehog (1991, segunda geração), Super Mario 64 (1996, começo dos jogos tridimensionais) e os atuais, como Mario Galaxy.
Já no final da década de 80, aumentou a demanda por jogos mais difíceis, complexos e longos. Então, entramos na Era dos RPGs, a Idade Moderna dos games, que trouxe muitas inovações no que diz respeito ao modo como os jogos eram desenvolvidos. Em vez de fases lineares com o simples intuito de ir sempre para a direita, os RPGs introduziram mundos abertos para exploração, que deram mais liberdade aos jogadores. Curiosamente, uma das maiores influências dos games do gênero vem de Zelda, que é um action/adventure.

Até o final da década de 90, apesar da diversidade de jogos existentes, a época ficou marcada por jogos como Final Fantasy, Dragon Quest, Chrono Trigger, Secret of Mana, Phantasy Star, Pokémon, The Elder Scrolls: Arena, e todos tinham em comum histórias mais envolventes, com temas medievais, muitas missões a se fazer, muito a se explorar pelo mapa, e personagens customizáveis que podiam ser evoluídos. Mas a maioria tinha combate por turnos, o que os tornava monótonos para os jogadores mais casuais e menos habituados a longas jogatinas.
Essa conjuntura pedia jogos mais ativos, e o público acabou se virando para a Idade Contemporânea dos games, na qual temos todos os estilos presentes até hoje, mas um deles acabou se destacando mais que os outros, portanto eu diria que hoje vivemos a Era do FPS, ou First Person Shooter. Os jogos de tiro tomaram conta do cenário atual, e esse domínio coincidiu com o final da década de 90, com o lançamento de jogos como Goldeneye 007, Duke Nukem, Counter Strike e Half-Life.

Com certeza você já jogou algum desses, e sabe muito bem do sucesso estrondoso que fazem. A cada mês vários games do gênero FPS são lançados, nem todos são realmente bons mas a maioria consegue boas vendas, mesmo não inovando muito em relação aos outros. Os jogos de maior destaque são Halo, Medal of Honor e, claro, Call of Duty, um dos maiores sucessos de vendas de todos os tempos.
Apesar dessa divisão de épocas, praticamente todos os gêneros sempre coexistiram, mas alguns tiveram maior influência sobre a indústria de um modo geral, portanto foram os estilos mais importantes em certas épocas. Mas será que não estamos indo em direção a uma nova era de games? Talvez estejamos resgatando os jogos simples, casuais e divertidos, o que se verifica pelo sucesso do Wii, Kinect e jogos de celular como Angry Birds.

Ou então vamos para a era dos jogos online, afinal com o advento da internet nos consoles, estamos cada vez mais dependentes de games com conexão para jogarmos, seja qual for o gênero. Ainda não é possível discernir para onde estamos indo, mas estamos indo para algum lugar, com certeza. A indústria de games é uma das mais dinâmicas que existem, portanto podemos esperar por muitas surpresas nos próximos anos. E o futuro começa agora!