Total de visualizações de página

terça-feira, 15 de novembro de 2011

Música e games

Muitos games têm relações bem estreitas com a música. Por exemplo, Zelda é uma série que sempre teve um grande apelo musical, e o Link quase sempre toca um instrumento nos jogos. Algumas músicas tornaram-se ícones do universo gamer, e isso une cada vez mais os dois mundos. Muitas bandas fazem músicas sobre games, e existem muitos jogos musicais como Guitar Hero, Rock Band ou Elite Beat Agents.
Uma banda que compõe músicas baseadas em games é Os Gameboys, que têm um estilo bem peculiar. Eles não só tocam clássicos como temas de Zelda, Mario, entre outros jogos, como também fazem músicas próprias que poderiam muito bem estar em uma trilha sonora de um game. Veja o último sucesso deles, que ganhou um prêmio no Game Music Brasil, evento que ocorreu no Rio de Janeiro:

A banda MegaDriver, como o próprio nome sugere, toca músicas famosas dos games, principalmente do console que dá nome à banda, mas num estilo mais metal. E uma das atrações da banda são as guitarras customizadas, como a que tem o formato da cabeça do Sonic!

Muitos músicos são fãs de videogames, mas não tocam gamemusic. Algumas bandas normais fazem músicas sobre games também, simplesmente por gostarem de jogos. Zebrahead, por exemplo, já fez músicas para Duke Nukem, Tony Hawk's Pro Skater 3, WWE Smackdown vs Raw, Sonic the Hedgehog, entre outros. Essa banda tão ligada aos jogos, tem uma música que é uma verdadeira homenagem a Guitar Hero, chamada We're Not a Cover Band, We're a Tribute Band:


Também tem banda nacional que faz música em tributo aos games, como a DustUp, banda de Pop Punk/Alternativo, com músicas bastante variadas, sobre temas que abordam desde o amor até os games, e que tem uma música sobre Minecraft, jogo de PC, chamada Areia, Vidro e Dinamite:

O Boteco Gamer fez uma entrevista com os integrantes da banda DustUp, confira no amanhã no próximo post!

Ou seja, música e games, apesar de parecerem dois mundos diferentes, estão sempre se mesclando, afinal são duas coisas que todo mundo gosta! Muitas bandas fazem homenagem a games, e muitos jogos fazem o mesmo com bandas, como por exemplo The Beatles Rock Band ou Guitar Hero: Aerosmith, entre outros! E eventos como o Game Music Brasil e Video Games Live são sempre importantes para manter essa relação entre música e jogos!