Total de visualizações de página

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Angry Birds: um simples joguinho de celular?

Na semana passada, eu falei sobre os smartphones estarem ganhando espaço no mercado de games, como vocês devem se lembrar. Não que eu esteja pretendendo fazer com que o Boteco Gamer vire um blog de celulares, e abandonar os consoles de verdade, mas hoje vou abordar outro assunto relacionado a esse tema. Você já jogou Angry Birds?
Para os jogadores mais hardcore - como eu - pode ser difícil aceitar a ideia de que um simples joguete de celular pode realmente ser considerado um game e estar no mesmo nível de títulos como Zelda, Final Fantasy, entre outros nomes de peso - e eu poderia ficar até amanhã listando esses nomes aqui. Realmente, Angry Birds não está nesse nível, e nem tem a menor pretensão de estar. Entretanto convenhamos que essa série vem ganhando muito destaque.

O que começou com um joguinho bobo - porém viciante - de atirar pássaros em porcos ganhou o mundo com milhões e milhões de downloads. Depois do estrondoso sucesso, começaram a surgir outras versões do jogo, mas sem muita novidade. Até que a Rovio percebeu que precisava reinventar a série para se manter no topo, e então surgiu Angry Birds Space.
Quem jogou Super Mario Galaxy vai reconhecer os efeitos da gravidade aplicados a pequenos planetas. O game se utilizou dessa mecânica para criar puzzles mais complexos, mais divertidos e mais viciantes, e como consequência, teve milhões de downloads. Claro que é mais fácil para um jogo gratuito alcançar esses números do que pra um game de console que custa 179 reais no lançamento, mas não se pode negar que esse sucesso é notável.

Tão notável que recentemente foi anunciada a parceria entre Rovio e Lucasarts para conceber Angry Birds Star Wars. O jogo foi lançado na semana passada e já é um sucesso incrível. Até esse humilde blogueiro que vos escreve já jogou - e fechou todas as fases gratuitas. Posso dizer que essa série vem me surpreendendo a cada novo lançamento, e provando que simplicidade pode ser sinônimo de genialidade.
Estamos numa época na qual os games estão ficando cada vez mais complexos, com gráficos incrivelmente realistas, roteiros hollywoodianos, mapas gigantescos para explorar e acabamos nos esquecendo que nem sempre é preciso disso tudo para se divertir. É só olhar para o passado e lembrar de jogos como Pac-Man, Tetris, Space Invaders, que eram geniais apesar de sua superficialidade. Não quero comparar Angry Birds com nada disso - longe de mim cometer uma heresia dessas.

Porém é importante reconhecer que essa série vem evoluindo e tendo jogos cada vez melhores. Não é possível não se divertir jogando Angry Birds. E é bem provável que novas parcerias apareçam em breve. Já pensou em Angry Birds Pirates of the Caribbean? O que é fato é que esse não é apenas um joguinho de celular. O céu é o limite - ou não, afinal os passarinhos já estão numa galáxia muito distante...