Total de visualizações de página

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Review #22 - FIFA 12

Eu já fiz um review sobre o FIFA do Wii, mas como essa versão é bastante diferente das outras, vou fazer a análise da versão do X360/PS3 também. Confira aqui no Boteco Gamer:
Ficha técnica:
Produtora: Eletronic Arts
Desenvolvedora: EA Sports
Gênero: Esporte
Data de Lançamento: 27 de setembro
Plataformas: X360, PS3, Wii, PS2, 3DS

Apresentação: 9,0
Gráficos: 9,0
Som: 8,0
Jogabilidade: 8,0
Diversão: 8,0
Vida útil: 9,0
NOTA: 8,5


Há alguns anos atrás, falar de FIFA como o rival de PES seria motivo de piada. Era apenas um jogo alternativo pra quem estava cansado de jogar o Winning Eleven e eram poucos os "fifeiros". Até que a EA Sports resolveu investir pesado para equilibrar a disputa, enquanto a Konami se acomodou e não procurou aprimorar a franquia PES. Hoje, FIFA domina o mercado e seu rival não dá sinal de reação.

A EA não se contentou em liderar o mercado de games de futebol, e mesmo estando no topo ainda inova. FIFA 12 é uma prova disso. As inovações desse jogo são muito mais perceptíveis do que as mudanças de PES 2012 em relação ao anterior.
Os gráficos do FIFA são um pouco inferiores aos do PES, até pela falta de alguns recursos como o efeito borrado para dar sensação de movimento, que faz diferença. A parte sonora não é das melhores, e fica muito atrás à narração de Silvio Luiz que aparece no game concorrente. Os efeitos sonoros não são convincentes, e as músicas apenas estão lá para que o game não seja totalmente mudo fora das partidas. Já a apresentação é a boa e os menus são bastante intuitivos e práticos.

Mas a parte que realmente se sobressai é a jogabilidade. Enquanto a Konami luta para tentar sair do limbo no qual PES estacionou, FIFA evolui a passos largos. A cada nova edição, a franquia da EA se supera, e esse ano, a grande novidade é o sistema de colisões aprimorado. Agora a massa dos jogadores que entram numa dividida são levadas em conta para que o impacto e consequências da batida seja o mais realista possível.
Aliás, realismo é a palavra de ordem no FIFA. A física aplicada ao jogo executa muito bem a função de simular a realidade, assim como todos os aspectos no game, tornando a jogatina mais divertida. Os diversos modos de jogo, aliados à jogabilidade boa, dão a grande vantagem do FIFA em relação ao concorrente. Além disso, as opções de times licenciados são muito mais variadas, contendo desde times do campeonato brasileiro até equipes como Barcelona, Real Madrid, Milan, Manchester Utd, entre outros.

Desde amistosos descompromissados até modos de jogo onde se cria uma carreira de sucesso, a experiência de jogo é muito variada e a vida útil é quase infinita. Aliás, tem prazo de validade: dura até o FIFA 13!