Total de visualizações de página

quinta-feira, 20 de junho de 2013

Um Papo Sobre Gráficos. Que Tal?

E aí, gente? Eu venho hoje aqui para falar de um assunto diferente. Eu normalmente trago reviews de jogos mais não joguei nada novo nas últimas semanas, então vou falar sobre uma coisa que venho querendo falar já faz um tempo: Gráficos! Esse assunto levado tão a sério por alguns gamers e que esse blogueiro que vos escreve também leva a sério. Já dizia Vinícius de Moraes: "Me desculpem as feias, mas beleza é essencial."


E aí? Os gráficos de Crysis são mais bonitos que os da vida!!

Ok, ok. Eu sei que existem jogos sensacionais que não possuem gráficos com um poder de luta mais de oito mil, mas a beleza gráfica de um jogo, para mim é um fator que aumenta monstruosamente a diversão. Vou apontar uns pontos que eu considero essenciais para uma nota alta nas minhas já consagradas e perfeitas reviews. 

#1 - Roupas: Eu sou meio detalhista (ou não), isso faz de mim um cara apegado à detalhes. Eu gosto quando, em jogos de video game, um personagem tem os efeitos de movimento em suas roupas e isso é algo que eu vejo muito pouco nos jogos. Fiquei muito feliz com a nove engine da EA (a Ignite 2.0) que me pareceu levar muito a sério esse quesito. Seria sensacional ver a movimentação das roupas no FIFA.

#2 - Água e Fogo: Alguém já notou a quantidade de efeitos zuados eles colocam na água e no fogo? Sei que muitas engines não são poderosas o suficiente para focar nesses pontos, mas eu gosto de ver um fogo bem feito como em FarCry 2. Ou a água super detalhada da série Bioshock. Sou um tanto chato, mas gosto disso também.


Fogo se alastrando em FarCry 2. Eu joguei o jogo só por isso!

#3 - Fios de Cabelo: ESSE é o ponto que separa os meninos dos homens! Eu nunca joguei um jogo que os personagens tivessem fios de cabelo perfeitos. Se esse jogo existe, por favor me apresentem. Eu adoraria ver um game com cabelos reais e não cabelos duros como de pessoas que ficam duas semanas sem lavar (do tipo que pode passar um tornado que o cabelo não balança).

#4 - Efeitos do Ambiente: Outra coisa bacana é quando você percebe os efeitos no ambiente nos personagens (em geral falo de água e sujeira), normalmente isso ocorre nas roupas (olha elas de novo aí). Nas suas últimas versões, Tekken Tag Tournament 2 e Dead or Alive 5 trabalharem muito bem nisso.

Agora diz aí se não é bom roupas se molharem?

Também existem gráficos artísticos. Estes que são ou cartunizados (como Borderlands ou The Darkness) ou, realmente, obras de arte (leia-se: Okami) Lembrando mais uma vez que um game NÃO precisa de gráficos fantásticos para ser bom. Daria pra fazer uma lista gigantesca de jogos com gráficos mais ou menos, ou até, ruins que são incríveis.


Obras de arte em games são simplesmente... Obras de arte!

Espero que vocês tenham curtido esse post mais estilo "conversa de bar" sobre gráficos. Quem sabe trago esse tipo de texto mais vezes. Até mais pessoal!!