Total de visualizações de página

quinta-feira, 3 de maio de 2012

Deja Vú #35 - The Legend of Zelda

A sessão retrô do blog vai falar hoje de um dos melhores games da história: nada menos que The Legend of Zelda!
Lançado em 1986, para o saudoso Nintendinho, este game é um dos que mais influenciaram a indústria dos videogames, e é o precursor de praticamente todos os RPGs, Action-Adventures e Sandbox que existam hoje em dia. The Legend of Zelda apresentou a exploração de um mundo aberto de uma forma totalmente inovadora para a época, mostrando que os jogos não precisavam necessariamente ser lineares, como era a maioria dos games de plataforma, que dominaram os anos 80.

The Legend of Zelda deu aos jogadores uma sensação de liberdade nunca antes vista. Não que esse fosse o primeiro jogo com mundo aberto para exploração, mas foi o que realmente reinventou o jeito de se fazer - e jogar - videogames. Agora, não se tratava só de passar de fases e ir do ponto A até o ponto B. Em Zelda, você decide o que fazer e como fazer.
Toda essa inovação, aliada a gráficos muito bem feitos para a época e uma trilha sonora que ecoa nos corações dos gamers até hoje, faz de The Legend of Zelda um dos maiores clássicos da história dos videogames, reunindo elementos de vários gêneros como ação, aventura, RPG, puzzle, entre outros. A história do jogo é a que já estamos acostumados a ouvir: para impedir que Ganon roubasse a Triforce, a princesa Zelda dividiu o artefato em oito pedaços e escondeu-os em oito templos diferentes. Antes que o vilão a capturasse, ela ordenou que Impa procurasse alguém corajoso o suficiente para salvar o reino de Hyrule. E assim, Link entra na história.

Munido de uma espada, o jovem herói parte em sua jornada, na qual ele precisa coletar itens que o auxiliam durante a aventura, algo bem inovador para a época. As nove dungeons do jogo são um convite à exploração e saciam a curiosidade dos jogadores que estavam acostumados a simplesmente ir para a direita como se não houvesse amanhã.
Não é necessário dizer que The Legend of Zelda foi um sucesso de vendas e crítica. Foi o primeiro game de NES a vender 1 milhão de unidades e figurou no primeiro lugar do ranking dos 200 melhores games de todos os tempos da Game Informer. Preciso falar mais alguma coisa?