Total de visualizações de página

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Review #3 - PES 2011

Ah, o futebol... paixão que move tantas pessoas, torcidas, povos e nações! Todo ano, uma nova versão é lançada, e é sempre muito aguardado, ainda mais no país do futebol: o Brasil!


Ficha técnica
Produtora: Konami
Desenvolvedora: Konami
Gênero: Esportes
Data de Lançamento: 23 de Outubro de 2010 (versão americana do PS3 e X360)
Jogadores: até 4
Plataformas: Wii, PS3, X360, PC, PSP, PS2

Gráficos: 8,0
Som: 9,5
Jogabilidade: 10
Diversão: 10
Replay: 10
Nota: 8,0



Quando se lança um PES, ou qualquer outro jogo que tem versões novas todo ano, um dos aspectos mais importantes são as inovações em relação ao anterior. Nesse caso, não é diferente, e também é necessário se levar em conta o concorrente, FIFA11, que serve como parâmetro para alguns pontos, como gráficos ou jogabilidade.

A versão que eu estou jogando é a do Wii, então tudo o que está nesse review, refere-se a ela. Como já é de conhecimento geral, a potência gráfica do console da Big N não é das melhores nessa geração, mas mesmo assim poderia ser melhor no PES. Em comparação com o game da EA, a parte visual é um tanto ruim, apesar de ter melhorado desde o 2010.


A parte sonora é muito boa, ainda mais com a narração de Silvio Luiz, que é muito engraçada! As músicas do game poderiam ser melhores, e decaíram bastante em relação ao game do ano passado, mas ainda assim não influenciam tanto no resultado final.

A jogabilidade é um capítulo a parte. A principal inovação é a implementação da movimentação em 360graus. O esquema de controles da versão do Wii é conhecido como Playmaker, e é excelente pra quem gosta de jogadas envolventes e triangulações espetaculares, sem contar com a precisão na hora de se bater uma falta, dar um passe longo ou um chute a gol. Mas também é possível jogar com o controle clássico, e o estilo é o mesmo das outras plataformas, muito bom também, e com a vantagem de que todo mundo conhece.

A grande sacada dessa vez é que agora é possível duas pessoas jogarem, uma com o estilo Playmaker e a outra com o estilo clássico! Mas não há como jogar desse jeito num campeonato, apenas no modo específico Playmaker vs Classic.


A Libertadores também é um dos trunfos do PES 2011, assim como a Champions League foi ano passado, e continua esse ano. Mas a impossibilidade de se jogar com os times sulamericanos em outros modos de jogo acabou sendo um tiro no pé. A possibilidade de se jogar um Estudiantes x Barcelona, por exemplo, foi por água abaixo, pois os times do modo Match são os mesmos de sempre, e os sulamericanos são apenas o Inter-RS, o Boca Juniors-ARG e o River Plate-ARG.

Apesar de tudo isso, o game é muito bom. Mas não recebeu uma nota muito alta nesse review por algumas razões. Muita expectativa foi criada em torno da Libertadores, mas os times estão muito ruins! Jogadores com nomes errados, alguns até com características erradas, como o Bruno César do Corinthians que é canhoto mas está como destro no game.

Além da falta de respeito com os times sulamericanos, as inovações foram muito poucas! Nada o suficiente para valer a pena uma nota maior. Conclusão: mais do mesmo, e apesar de ser muito bom, decepcionou!