Total de visualizações de página

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Fanatismo nos games

Muitas pessoas são fanáticas por um time de futebol, um partido político, uma banda ou uma religião. Não estou aqui para discutir fanatismo em nenhum desses assuntos, mas sim nos games. Você já deve ter conhecido alguém que só compra games de uma certa empresa. Ou já viu discussões entre fãs de PES e FIFA, Call of Duty e Battlefield, entre outras franquias rivais. Será que os fanáticos estão certos em agirem desse modo?

Existem vários fóruns sobre games, e todos estão repletos de "nintendistas", "sonystas" e "caixistas" se degladeando em discussões sem fim sobre qual empresa é melhor, baseando suas teses em dados estatísticos e defendendo com unhas e dentes sua.empresa favorita até o fim. O mesmo ocorre com fãs de FIFA e PES, Forza e Gran Turismo, Call of Duty e Battlefield, entre outros.

O fato é que tudo isso depende de gosto pessoal, e o que é bom para um pode não ser para outro. Mesmo assim os fanáticos tentam converter outros para seu jogo, console ou empresa favorita.
A indústria de games está sempre lançando coisas novas e tentando se reinventar a cada geração, a fim de proporcionar o melhor para nós, gamers. No final, quem sai perdendo é a pessoa que não abre a mente para novos games e novas experiências.

Mudar de opinião não é ruim. Experimentar jogos que você não está acostumado a jogar é bom e expande os seus horizontes. Não compre um console por ele ser de tal empresa, ou um jogo por ser de tal franquia, sem nem conhecer a concorrência. Jogue o que há de melhor, sem medo de "trair o movimento". Se sua série favorita está ruim, jogue outra que esteja melhor. Não fique parado no tempo jogando algo que não te satisfaz. Este blogueiro que vos escreve era fã incondicional de PES (ou Winning Eleven na época) e hoje em dia prefere FIFA.

Fanatismo demais nunca é recomendável. Nos games isso não é exceção. Não se prive de algumas horas de diversão só por ela ser proporcionada pela " empresa concorrente". Jogue de tudo, sem fanatismos. Quem é fanático a tal ponto só tem a perder, afinal a indústria de games está aí para a nossa diversão.

P.S.: texto escrito por um humilde blogueiro que já teve consoles das três grandes empresas de videogame da atualidade e já foi chamado de nintendista, caixista e sonysta nos comentários do blog.