Total de visualizações de página

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Casual e hardcore

Com a chegada da geração atual, há alguns anos, desenvolveu-se uma discussão acerca de jogos "casuais" e "hardcore", principalmente por causa do Wii, que tomou o caminho contrário dos outros consoles, sendo focado na diversão pura e simples, ao invés de procurar gráficos e engines cada vez mais avançados tecnologicamente. Mas será que existem mesmo jogos casuais e hardcores ou essa divisão não faz sentido?
Muitas pessoas pensam erroneamente que videogames portáteis são feitos para jogos casuais. Talvez nos primórdios até fossem, mas hoje em dia eles possuem capacidade equivalente a um console, e jogos tão complexos quanto os de um videogame de mesa. O DS, por exemplo, tem vários RPGs extremamente longos enquanto o Vita possui gráficos que chegam perto dos consoles atuais.

Na teoria, um jogo casual seria aquele que você pode jogar em qualquer momento, só por diversão, e sem preocupações. Nenhuma mecânica muito avançada, apenas com o intuito de divertir instantaneamente, e por pouco tempo. Vários jogos, tanto de consoles como de portáteis, se encaixam nesse perfil. Games de esportes como FIFA, PES, F1, de luta como Street Fighter ou Mortal Kombat, entre outros, podem ser considerados casuais. A diferença é que eles têm um "modo carreira" que seria a parte hardcore do jogo. No caso de Wii Sports, a essência é totalmente casual, tirando os recordes e treinos que são bastante hardcore se você levar a sério.
Por mais que muitos games possam se encaixar no conceito de casual, praticamente todos os jogos para consoles ou portáteis possuem pelo menos um lado hardcore. O único nicho dos games que podem ser considerados realmente casuais são jogos para celular, como Angry Birds e Doodle Jump, e mesmo assim esses jogos possuem níveis de dificuldade que vão aumentando gradativamente, tornando o game cada vez mais desafiador, e ganhando um tom hardcore.

O conceito de casual e hardcore é muito subjetivo, pois existem várias formas de se jogar videogame. Você pode jogar GTA e sair por aí atropelando e matando todos, ou pode fazer todas as missões para fechar a história. Você pode jogar Wii Sports com seu priminho de cinco anos só pra passar o tempo, ou pode tentar bater o seu recorde incrível nos treinos. Todo game tem um pouco de hardcore e um pouco de casual, seja para jogar uma partida inocente de futebol, ou subir até o level máximo do seu personagem do Skyrim.

Games são games e estão aí para nos divertir, seja por 5 minutos ou 5 horas.