Total de visualizações de página

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Cronologia de Zelda

Hoje, vou falar sobre um assunto muito polêmico sobre a franquia que completa 25 anos nessa semana. Zelda é uma série que não segue uma cronologia definida em seus lançamentos. Existem rumores de um documento em algum lugar da Nintendo que contém a linha do tempo da franquia, mas não se sabe nem se esse documento realmente existe. Porém, várias teorias já foram criadas e há uma bastante aceita pelos fãs da série, baseada no roteiro dos games e em algumas entrevistas de Shigeru Miyamoto e companhia.

A Nintendo nunca se pronunciou sobre esse assunto, pois os games da série sempre se baseiam nas novas mecânicas, como Ocarina of Time que tem todo seu roteiro dependente das viagens no tempo, Twilight Princess na troca de lobo para humano e na alternância do Twilight Realm para a Hyrule normal, Spirit Tracks nos trens, Wind Waker e Phantom Hourglass na navegação e assim por diante.

Os desenvolvedores não se preocupam em deixar explícitas as relações entre os títulos da série, portanto fica difícil estabelecer uma ordem correta. Para isso, é necessário saber as sequências diretas já conhecidas, porque veio escrito na caixa, pelo contexto do jogo ou por causa de alguma declaração de um desenvolvedor:

-The Legend of Zelda e Adventure of Link
-A Link to the Past e Link's Awakening
-Ocarina of Time, Majora's Mask e Twilight Princess
-Wind Waker, Phantom Hourglass e Spirit Tracks
-Minish Cap, Four Swords e Four Swords Adventures
-Oracle of Ages e Oracle of Seasons (esses não têm ordem específica entre si)

Para encaixar tudo em uma linha do tempo é preciso saber que a teoria mais aceita é a de que Zelda tem duas vertentes temporais, que partem do mesmo passado. Isso ocorreu por causa das constantes viagens no tempo de Ocarina of Time.

O final de OoT cria duas vertentes: a adulta, em que Hyrule é inundada e daí acontecem Wind Waker, Phantom Hourglass e Spirit Tracks. E a em que Link retorna a infância, que origina Majora's Mask e Twilight Princess.

Eiji Aonuma havia dito, quando Four Swords foi lançado, que seria o primeiro jogo da série, cronologicamente. Four Swords Adventures é uma sequência direta, e ambos mostram Vaati como vilão principal, sendo que Minish Cap conta a origem dele, portanto vem antes.

Miyamoto declarou que os games do NES vêm depois de OoT, então podemos encaixá-los entre Majora's e Twilight Princess, ou depois de TP. Após Adventure of Link, vem A Link to the Past, como a caixa do jogo indica. O final de ALttP mostra o herói partindo em busca de novas terras, e Link's Awakening começa com ele perdido em uma ilha distante. Pode-se concluir que é uma continuação direta.

Oracle of Ages e Oracle of Seasons podem se encaixar em qualquer lugar dessa linha do tempo, segundo Miyamoto, e o mais comum é colocá-los após Awakening. Então, para esclarecer, a cronologia da série mais aceita é essa:


Essa teoria das vertentes paralelas foi confirmada por Aonuma, portanto essa é a cronologia mais aceita. Mas ainda não existe nada oficial, portanto é possível que tenhamos novidades sobre isso!
Que venham mais 25 anos de bons games para podermos tirar essa dúvida!

Píxels da Semana #23

Boa tarde! Na semana em que Zelda completa 25 anos, esse é o primeiro post não relacionado a série, pois esse é o seu resumo semanal de notícias! Os pitacos do mundo dos games!

-O Nintendo 3DS será lançado amanhã no Japão! Na verdade, hoje, levando-se em conta o fuso-horário... as filas vão estar monstruosas daqui a umas 2 horas! A Famitsu já até analisou alguns dos games do novo portátil, que estarão disponíveis logo no lançamento

Nintendogs Cats: 38/40
Super Street Fighter IV 3D Edition: 34/40
Samurai Warriors Chronicles: 34/40
Winning Eleven 3D Soccer: 32/40
Puzzle Bobble 3D: 24/40
Ridge Racer 3D: 32/40
Combat of Giants Dinosaur 3D: 23/40
Professor Layton and the Miracle Mask: 32/40
Shanghai 3D Cube: 26/40
Super Monkey Ball 3D: 32/40

Algo me diz que os reviewers da Famitsu realmente gostam de Nintendogs...

-Preço do PSP cai para $129 nos EUA, enquanto PSP 3000 chega oficialmente ao Brasil por 1299 reais. E eu não digitei um nove a mais. Brasil-sil-sil...

-Site ''teaser'' de CoD Modern Warfare 3 está no ar: http://findmakarov.com/

-Sony pode fazer novo modelo de PS3 para barrar os hackers do sistema! Essa briga está fervendo...

Lançamentos da Semana
Playstation 3
-Bulletstorm
-Killzone 3
-Knights Contract
-De Blob 2
-Fallout: New Vegas - Dead Money
-Days of Thunder: NASCAR Edition
-Alien Breed 3: Descent

Xbox 360
-Bulletstorm
-Knights Contract
-De Blob 2
-Dreamcast Collection
-Bejeweled Blitz Live
-Avalis Dungeon
-Fish Craft
-Toy Cars

Wii
-Beastly
-De Blob 2


DS
-Radiant Historia
-De Blob 2
-Chronicles of Mystery: The Secret of Tree Life

PSP
-Ys I & II Chronicles
-Paper Wars: Cannon Folders

Destaque da Semana: apesar de bons games como De Blob e Killzone 3, e o agravamento a guerra entre Sony e hackers, o grande destaque dessa semana é, sem dúvida, o lançamento do 3DS no Japão! O pontapé inicial para a próxima geração foi dado...