Total de visualizações de página

quinta-feira, 7 de março de 2013

Minha vida com o Nintendo 64 - Parte 4: As jogatinas multiplayer e as locadoras

Na última parte dessa recapitulação da minha infância, falamos de quando comecei a jogar pra valer. Mas o 64 ficou famoso pela suas quatro entradas de controles e pelas jogatinas divertidas entre amigos. E, adivinhem? Não ia ficar por fora dessa!
Como já disse no último texto, haviam quatro controles de 64 na minha família. E festa era sinônimo de diversão, não? Se tinha festa, tinha 64 com 4 controles. Tinha Mario Kart. Tinha Diddy Kong Racing. E claro, tinha Mario Party!

Jogatina de algo que não era Mario Party 2 (já que tá do lado do console) na
minha avó, meu aniversário de 6 anos (2001).
Da esquerda: Eu, Larissa, Pedro, Danilo e Letícia.
Jogar multiplayer no console se tornou algo "marca" da minha família entre meus primos. O 64 ficou tão marcado nessa função que mais tarde, meu primo Pedro ignorou os consoles novos e comprou um Nintendo 64 por volta de 2006. A partir daí então, era todo fim de semana multiplayer na casa da vó (agora com Super Smash Bros. - que minhas primas não gostavam de jogar - e Mario Party 3). E a coisa continuou rolando em outros consoles mais tarde:

Carol, Pedro, eu e Danilo jogando DS (2008)
Carol, Letícia, eu e Pedro jogando Mario Party 8 no Wii (24/05/2012)
(Sim, foto escaneada de 2012. Minha avó é das antigas ainda)
E claro, não era sempre que quatro pessoas se juntavam pra jogar, afinal, eu joguei mais de dois do que de quatro. Meu primo (o Danilo) vinha em casa todo fim de semana, e como eu só tinha quatro jogos, eles ficavam enjoativos. Por isso mesmo, meu pai nos levava em locadoras desde que comprei o console (já escrevi um texto sobre isso, aliás) e onde acabei descobrindo os seguintes jogos:

- Mario Kart 64*
- Star Fox 64
- 1080° Snowboarding
- Beetle Adventure Racing!
- San Francisco Rush*
- San Francisco Rush 2049
- Mario Golf*
- Bomberman 64
- A Bug's Life*
- ClayFighter 63⅓
- Destruction Derby 64
- Duke Nukem 64
- Extreme-G
- FIFA '99
- Nagano Winter Olympics '98
- Paper Mario*
- Cruisin' USA*
- Snowboard Kids 2*
- Tony Hawk's Pro Skater
Wave Race 64
- Yoshi's Story

*Jogo que já conhecia antes por ter jogado em arcades, minha prima ter alugado, jogado no PS1 etc.
PS: Isso que não contei os jogos que pegava emprestado da minha prima, como Diddy Kong Racing, Banjo-Kazooie e Automobili Lamborghini!

O aluguel de jogos era algo sensacional. Na época de ouro das locadoras então, cada vez que eu ia em busca de jogos acabava conhecendo algo novo. Muitos desses, como Super Smash Bros., foram paixonites minhas e do meu primo quando pequenos, até que a locadora que tinha o jogo fechou e eles se perderam. Outros, como Star Fox 64, Mario Kart 64, os Pokémon Stadium e 1080° Snowboarding, eram sobras de uma das últimas locadoras remanescentes perto de casa, ou seja, foram jogos que jogamos muito (muito mesmo), até o momento da locadora desaparecer.
Enfim, o tempo foi passando e meu Nintendo 64 foi sendo deixado aos poucos de lado. Todos na escola falavam de PS2 e Game Boy Advance, alguns poucos de GameCube e Xbox, e fui me sentindo desatualizado com o 64 e meu Game Boy Color. Comprei o PS1 velho do Danilo, me diverti bastante com ele, mas não. A situação financeira dos meus pais não permitia que eu pudesse ter um console da 6° geração, então minha diversão migrou um pouco para os jogos de CD-ROM e para os brinquedos... Até 2005. Continua no próximo episódio!