Total de visualizações de página

terça-feira, 2 de outubro de 2012

Review #38 - Sleeping Dogs

Antes de começar o review, gostaria de fazer um breve comentário. Há algumas semanas atrás, ganhei um PS3. Isso quer dizer que temos todos os consoles que ainda recebem lançamentos e portanto faremos reviews da maioria dos grandes jogos que forem lançados. Agora sim à analise desse jogaço.


Ficha Técnica


Produtora: United Front Games
Desenvolvedora: Square Enix
Gênero: Sandbox/Ação
Data de Lançamento: 2 de agosto de 2012
Plataformas: PS3, X360, PC

Apresentação: 9,0
Gráficos: 10
Som: 8,5
Jogabilidade: 10
Diversão: 10
Replay: 9,0

NOTA: 9,0

Como seria um GTA melhorado, com todos os bugs e problemas resolvidos... Só que em Hong Kong, China? Seria estranho? Sleeping Dogs diz o contrario. Vamos desmembrar esse jogo viciante. Ele conta a historia de Wei Shen, chines que viveu alguns anos nos EUA e voltou para seu pais natal. Depois de alguns problemas na sua volta é preso. Em troca da sua liberdade, é chamado para ajudar a policia mas só por baixo dos panos. Desse modo ele vira um "Undercover Cop" ou policial disfarçado em português  Entra então para uma das gangues de HK e começa a trabalhar. Pros dois lados.

A apresentação é boa mas não existe algo impressionante nela. A cor principal do menu, como não poderia deixar de ser, é o vermelho. Estes são rápidos e intuitivos e não lhe trarão dor de cabeça. Apresentam todas as informações necessárias facilmente.

Os gráficos são um show a parte. Existem muitos pontos onde eles são tão estondiantes que não há como não parar e observar por alguns momentos. Além disso, a cidade é vibrante e nem parece que o país era de economia agraria até 30 anos atrás. Além disso os personagens são marcantes. Aquela velha frase que diz que todos os asiáticos são iguais vai pro espaço com os marcantes personagens. Todos eles tem traços e personalidades que os distinguem uns dos outros e deixam lembranças.

O som é algo que está abaixo do nível do jogo. O som dos tiros, batidas de carros e todos desse tipo são normais. O que realmente estraga essa parte são as rádios, parte importante para quebrar a monotonia que acontece de vez em quando nas longas viagens de carro. Isso não afeta entretanto o grande conjunto da obra.

A jogabilidade, se não é perfeita chega muito perto disso. O maior problema dela em todos os jogos é ou ser fácil demais e dar todos os truques de bandeja ou ser praticamente impossível de aprender. O ponto certo nesse caso é fazer os básicos ficarem fáceis mas deixar vários macetes pra ir pegando com o tempo e experiência. Sleeping Dogs é assim. O jogo foca muito mais no combate corpo a corpo diferentemente do seu inspirador. Desse modo existem vários modos de acabar com os inimigos. Estes vão desde muitas possibilidades de combos, pegar armas como facas, cutelos ou até bolsas e pastas, agarrar seus inimigos e  joga-lo contra certas partes do cenário com diferentes reações dependendo do que for até ficar contra atacando seus ataques. Apesar disso, as armas existem e são fáceis de usar mas com a normal inaptibilidade de mirar com o analógico. Existe, porem, uma parte feita com elas muito legal. Dentro do carro você pode mirar em outros veículos enquanto dirige o carro. Para não acabar se confundindo com as duas tarefas quando se mira no carro o jogo entra em um estado de slow-motion pra ficar mais fácil. Isso acontece outras vezes em outras partes. Ainda existem também as partes de perseguição aos inimigos onde se passa por dentro das casas, encima dos prédios bem ao estilo hollywoodiano. Se essa parte da jogabilidade não estivesse tão longa, eu explicaria mais. Mas essas não são as únicas partes da ótima jogabilidade desse Sandbox.




No quesito diversão como não poderia deixar de ser, Sleeping Dogs é ótimo. Existem todos os tipos de trabalhos a serem feitos esses os quais vão agradar a todos os gostos. Além disso, quem não gosta de sair por ai matando meio mundo? Neste quesito, porém, existe uma ressalva. Sair por ai destruindo a cidade não é tão legal em SD quanto é em GTA. Entretanto as missões, sidequests e afins são até melhores que no seu inspirador.

Por último, o replay. O jogo é grande mas não é enorme. Não reclamaria se fosse mas isso não atrapalha. Além disso existem muitos upgrades e diferentes golpes a serem destravados. Ainda existem objetivos que vão desde competir com seus amigos pra ver quem consegue ficar mais tempo no "Clean Drive" ou seja motorista normal até quem consegue ficar na velocidade máxima por mais tempo passando por quantos você consegue matar em uma chain.

Por fim, deixo, sem ressalvas, a minha dica pra vocês. Comprem Sleeping Dogs. É o primeiro jogo do meu PS3 e não me arrependo nem uma gota de te-lo pego. Esse jogaço merece ser jogado de novo e de novo. Afinal, Sandbox nunca cansam, certo?