Total de visualizações de página

quarta-feira, 14 de março de 2012

O que esperar da próxima geração de videogames?

Muito tem se especulado ultimamente devido aos rumores de que a futura geração de consoles está de aproximando. O Wii U já foi confirmado como primeiro representante dessa nova leva de videogames. Provavelmente Playstation e Xbox ganharão sucessores, e ainda há boatos sobre um novo console de outra empresa (Sega e Valve são as que vêm sendo cogitadas), apesar de nada disso ser oficial.

Mas deixando isso de lado, o que podemos realmente esperar da próxima geração? A maior adição dos consoles atuais foi o acesso à Internet, o multiplayer online, os controles por movimento e gráficos HD. Porém, depois de tantas inovações, o que ainda resta ser inventado? A única novidade certa que temos é o "controle tablet" do Wii U, que vai abrir um leque imenso de possibilidades.
Além disso, muitos esperam que os gráficos dos jogos melhorem cada vez mais. A Unreal Engine 4, mais nova engine gráfica da Epic, deverá ser mostrada na E3 desse ano, e há rumores de que ela seja apresentada junto a um novo console. Ela foi revelada para um seleto grupo na Game Developers Conference e pelo que dizem nos bastidores promete chocar o público na E3.

Mas não podemos esperar apenas que os consoles tenham gráficos melhores. Os videogames precisam estender seus domínios como um verdadeiro centro multimídia em vez de se limitarem a plataformas de jogo. Serviços de vídeo como Netflix, redes sociais como o Twitter, entre outras funcionalidades interessantes, deviam ser otimizadas para funcionarem melhor em videogames. Não estou falando só de se conectar, mas de se integrar a esses serviços.

Outra novidade interessante que deveria surgir, e já existe parcialmente no Vita, é o comércio de mídia digital. Por que, em pleno século XXI, ainda temos de ir até uma loja física para comprar um disco e só aí poder jogar? Distribuir jogos pelas lojas online seria muito útil e prático. E não pararia por aí. Talvez a inovação mais importante que os consoles da próxima geração podem oferecer é o chamado "cloud storage".

Isso consiste em salvar dados "na nuvem", ou seja, sem precisar de consoles com absurdos 120 ou 160GB de memória. Você poderia estar jogando GTA na sua casa, salvar, ir pra casa de um amigo e continuar o seu jogo no console dele, simplesmente acessando sua conta. Nada de HD externo, nada de cartões de memória. Tudo ficaria ao seu alcance em qualquer lugar!

Ninguém sabe o que a próxima geração nos reserva, mas sonhar não custa nada. Talvez até tenhamos algumas dessas funcionalidades. Mas até lá, só nos resta esperar...