Total de visualizações de página

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Review #39 - FIFA 13

Bem amigos do Boteco Gamer. Hoje o blog de games mais futebolístico do Brasil vai tratar da maior paixão nacional: O futebol! Esse esporte tão querido e que é levado tão a sério no Brasil teve sua sequência pela série FIFA este mês e hoje eu vou dizer para você, leitor de todos os dias o que eu e meu limitado cérebro humano achamos deste game. Hora da análise!

Ficha técnica


Produtora: EA Canada
Distribuidora: Eletronic Arts
Gênero: Esporte
Data de Lançamento: 25 de Setembro de 2012
Plataformas: X360, PS3, Wii U, PC, Mac, Wii, PS2 (sério?), Xperia Play, PSP, 3DS, Kinect e iOS (ufa!)

Apresentação: 10
Gráficos: 9,0
Som: 8,5
Jogabilidade: 10
Diversão: 10
Replay: 10

NOTA:9,0

Quando duas paixões se manifestam juntas, é difícil passar em branco. Eu sou um grande fã de games e de futebol, logo, esse game é um banho de felicidade para caras como eu. Porém, acho que a folgada liderança no mercado de games de futebol nos últimos anos tem subido a cabeça da EA fazendo com que ela não desse o seu melhor nos seus jogos novos, já digo o porquê dessa crítica.

Não há dúvidas que o título FIFA é importante e funciona como um dos "carros chefe" da indústria de games atualmente (juntamente com PES, Call of Duty e Assassin's Creed), mas o jogo não tem apresentado as novidades necessárias para quebrar a rotina de jogos anuais.

Lionel Messi, em sua plenitude como garoto propaganda.

A apresentação do game é impecável (grandes empresas e grandes títulos não podem falhar neste quesito, concorda?). Os menus são completamente didáticos, além do grande fato que eles olharam para o Brasil traduzindo o jogo para o português nacional.

Quanto a parte técnica do game, o que me deixou meio decepcionado foi o fato do jogo ser praticamente o mesmo falando de gráficos e som que o FIFA 12. Particularmente, nunca encarei os dois como os pontos fortes do FIFA. Nestes quesitos o PES deixa menos a desejar. Um ponto interessante (dependendo do ponto de vista, até bom) desse FIFA é a narração de Thiago Leifert e Caio Ribeiro. Essa foi a primeira vez que tentaram isso, era previsível que não saísse perfeita, a narração ficou um pouco travada, mas nada que algumas sequências do game não resolvam.


Infelizmente, não são todos os clubes brasileiros licenciados.


Agora a parte que o FIFA tornou-se forte: A jogabilidade. Eles capricharam mais uma vez. Melhorias na marcação, dribles e tabelas foram adicionadas e o jogo perdeu aquela lentidão característica da série. Mas o ponto alto das melhorias neste game foram as funções além-campo. O modo carreira implementou funções úteis como contraproposta, mendigar verba, fase dos jogadores e dos clubes.

Algumas funções no modo on-line são interessantes, você utiliza moedas de jogo para comprar desde uniformes clássicos até investidores milionários para o seu clube (olá, Manchester City!). Se você se tornar um jogador ou técnico de renome, poderá ser chamado para seleções do mundo inteiro para defende-las na Copa do Mundo.




Reclamações? Acho que só pela EA lançar as novidades aos poucos para escravizar os consumidores (assim como a Apple). Mas, em um todo, FIFA 13 é um excelente jogo pra quem curte um bom futebol. Com modos de carreira diversos, um modo on-line expansivo e funções mais que interessante para esses modos, a vida útil deste game dura até o FIFA 14 numa boa. É um dinheiro bem gasto para os fãs do esporte e da série.