Total de visualizações de página

terça-feira, 9 de julho de 2013

Análise: Trailer GTA V

Em primeiro lugar: uau, apenas uau. Essa pode ter sido uma boa síntese do comentário da maior parte das pessoas ao chegar perto do final do trailer (e meu támbem) e ver aquela baita cidade pra explorar no modo online. É absurdamente incrível a regularidade da Rockstar. Ela consegue sempre melhorar sua engine. Do GTA: Vice City, pro San Andreas, pro IV e agora finalmente pro V. É ate possível prever que o VI será melhor que o seu antecessor.


Varias coisas muito interessantes foram mostradas no trailer. Podemos destacar entre elas a reinclusão de diferentes biomas, uma coisa da qual eu senti muita falta no IV. Sair pelo mapa explorando e do nada se encontrar em um deserto é uma coisa muito legal. Ou então, terminar uma missão na cidade e acordar no campo. Essa diversidade misturada com a complexidade atual dos consoles tornará possível uma exploração muito mais envolvente. Outro fator foi a falta dos aviões. No SA, era possível controlar até jatos. No IV, no máximo helicópteros. Essa diferença foi mostrada logo no comecinho do trailer.


O principal mostrado, porém, foi sem dúvida como os três protagonistas se relacionarão no jogo. Será possível trocá-los no meio das missões para que eles se ajudem a completá-las. Isso proporciona um controle muito maior do jogo, além de nos deixar escapar da temível IA dos personagens auxiliares que geralmente é ruim. A Rockstar tem de tomar cuidado para não fazer que isso seja forçado, obrigando os jogadores a trocar de personagem, deixando que a autonomia de cada um defina como esse recurso será usado. Outro problema do qual a desenvolvedora tem de desviar é não deixar que o novo GTA se torne uma espécie de The Sims onde você controla vários personagens ao mesmo tempo e não pode deixá-los morrer alimentando-os e colocando eles pra dormir. Tenho fé de que a Rockstar não terá problemas com isso já que é uma das melhores empresas no ramo atualmente.


Por último podemos destacar a diversidade de ações que se pode tomar, que já eram bastante grandes no IV, e agora está ainda maior. Desse modo, pode-se jogar tênis, pular de paraquedas, investir na bolsa, comprar carros, além de tantas outras coisas. É difícil falar em mecânica sem nem jogar algo, mas pelo que vimos e conhecemos da Rockstar, pode-se dizer que ela estará muito boa. Além disso, algo que eu notei no trailer, é a lacuna de um quarto espaço no circulo de troca de personagens o que pode significar a inclusão de um novo personagem na narrativa. Pra encerrar, algo que me deixou muito satisfeito, é dispormos de varias maneiras diferentes de fazer as missões. Isso novamente amplia a gama de diversidade e liberdade. O novo GTA está aparentando ser muito bom o que afinal, não é nada diferente do esperado.

Fui!