Total de visualizações de página

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Deja Vú #24 - Super Smash Bros.

Após um longo hiato, a sessão nostalgia do blog está de volta à ativa! O game da vez é Super Smash Bros:
Primeiro game da série de luta da Big N, Super Smash Bros. nasceu da ousadia de seu criador, Masahiro Sakurai, que tinha um orçamento apertado para fazer apenas um jogo de luta comum que seria lançado só no Japão, mas resolveu colocar os mais famosos personagens da Nintendo sem permissão, e o projeto era tão bom que foi aceito e fez tanto sucesso que foi lançado mundialmente em 1999.

O game possui 12 personagens, sendo oito iniciais: Mario, Donkey Kong, Yoshi, Link, Samus, Kirby, Fox e Pikachu. Outros quatro lutadores eram destraváveis: Luigi, Captain Falcon, Ness e Jigglypuff. Esse número subiu para 25 em Super Smash Bros Melee, de Gamecube e 41 em SSBBrawl, de Wii.
 O sistema das lutas em Smash foi uma novidade para a época, e mesmo hoje, não existe nada semelhante. Ao contrário dos outros jogos do gênero, os lutadores não possuem uma barra de vida, mas sim uma porcentagem que começa com 0%, e quanto mais tomam golpes, mais esse valor aumenta. Porém, mesmo que chegue no máximo de 999%, o lutador não morre. O único jeito de ser derrotado é sendo jogado para fora da tela. Quanto mais alta a porcentagem, mais "leves" ficam os personagens, e maior a chance de serem arremessados para fora da arena.

Esse sistema tornou as batalhas muito mais injustas, mas também mais descontraídas e extremamente divertidas, fazendo com que o game seja muito viciante. Afinal, quem nunca passou horas e horas jogando Smash sem perceber o tempo passar?
Um game original, autêntico, inovador e extremamente viciante. Com essa fórmula de sucesso, misturando um jogo de luta com um party game, Smash cresceu, conquistou fãs, ganhou continuações e já se tem notícia de um novo Smash para Wii U e 3DS. Mais que recomendado, Super Smash Bros é obrigatório para qualquer gamer!