Total de visualizações de página

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Deja Vú #9 - Donkey Kong Country

Alguns meses depois do lançamento de seu remake, Donkey Kong Country é o game da sessão retrô desse blog! O gorilão engravatado é o alvo do Deja Vú dessa semana.
Fruto da produtiva parceria entre Nintendo e Rare, Donkey Kong Country foi lançado em 21 de novembro de 1994 para o Super NES, curiosamente, mesma data do lançamente de seu remake para Wii, no ano passado. Primeiro game do personagem a não ser desenvolvido por Shigeru Miyamoto, DKC é um platformer clássico: com pouca história e muitos itens coletáveis.
Enquanto Donkey Kong dormia, os Kremlings, crocodilos liderados por K. Rool, roubam o estoque de bananas do gorila, que parte numa aventura para recuperar suas bananas com a ajuda de Diddy Kong!
Um dos aspectos mais interessantes do game é que, mesmo com as limitações da época, os gráficos são  muito bonitos. DKC superou as expectativas com um 3D renderizado, algo que os gamers nunca haviam visto num console de 16-bits! A trilha sonora não era muito marcante, mas pelo menos fazia o básico e dava o ar de selva às fases.

Donkey Kong é forte e pesado, enquando Diddy é rápido e leve, e essas qualidades são essenciais para seguir em frente nos estágios. Além deles, outros animais como o rinoceronte Rambi e o sapo Winky também têm aparições no game e ajudam os protagonistas em certos pontos.
Um dos principais elementos de DKC são os itens coletáveis e as salas secretas. Há muito o que se explorar no game, como por exemplo as letras que formam a palavra KONG que estão espalhadas e escondidas, ou as bananas que são coletadas ao longo do caminho e ajudam a aumentar a duração do game, principalmente pra quem gosta de desvendar coisas pelas fases.

Donkey Kong Country foi muito bem recebido, com notas como 9.5 da Game Informer, 9.25 da EGM e 8.5 da IGN, figurando até hoje entre os 3 melhores games do console. Graças a esse sucesso, ganhou vários relançamentos para GBColor em 2000, e três anos mais tarde, para GBA, fora o remake Donkey Kong Country Returns, para Wii, em 2010! Mais um excelente game, que todo mundo deveria jogar!