Total de visualizações de página

quarta-feira, 29 de junho de 2011

O futuro do Wii

A Nintendo anunciou o sucessor do Wii, mas ele só chega em 2012, e até lá o console branco não parece que vai ter vida fácil. Poucos lançamentos de peso, e muitos jogos ameaçados de serem transportados para o Wii U são os principais problemas do pequeno grande console. O que o futuro reserva para o Wii?


Após a E3 2011, toda a atenção da mídia se voltou para o recém anunciado Wii U, e com o console atual fora dos holofotes, pode-se notar a escassez de lançamentos de peso, que não é de hoje. Esse vem sendo um ano de seca para o Wii. Com exceção feita a Conduit 2 e De Blob 2, praticamente não houve bons games, diferente do ano passado, recheado com Mario Galaxy 2, 007 Goldeneye, Epic Mickey, Donkey Kong, Kirby's Epic Yarn, Metroid Other M, entre outros.

O apoio das third parties nunca foi a principal atração do console, mas games como No More Heroes, Madworld, Okami, Muramasa, Red Steel e Final Fantasy sempre estiveram presentes. Porém, a única esperança de um jogo third party para o Wii até 2012 é Dragon Quest X. Isso se o game não for cancelado e lançado no Wii U, o que não seria nada anormal. Outros grandes lançamentos podem não vir para o ocidente, como The Last Story e Xenoblade.
Por parte da Nintendo, teremos The Legend of Zelda: Skyward Sword, que deve ser um dos melhores games do console. Além disso, Pandora's Tower, a nova franquia da Big N, promete ser um belo lançamento, mas não sabemos nada sobre o jogo, então não dá pra botar a mão no fogo por ele. Um novo Kirby e outro Mario Party também darão as caras no Wii, e pode até ser que a empresa anuncie mais algum jogo ainda esse ano. Os fãs aguardam calorosamente por um F-zero ou Starfox.

Mas as previsões não são das melhores. É bem provável que, se anunciado, um novo game como esses deve sair apenas no Wii U, que é o novo foco da empresa. Além do mais, as thirds já demonstraram apoio ao próximo console, e já anunciaram vários lançamentos grandiosos como Assassin's Creed e Battlefield.
O Wii fez sucesso absurdo, vendeu 87 milhões de unidades ao redor do mundo e conquistou uma legião de gamers. Mas 2011 foi o pior ano do console, e parece que ele está chegando ao fim de seu ciclo, não só pelo anúncio do sucessor, mas também pela escassez de jogos e seu futuro incerto.