Total de visualizações de página

quinta-feira, 23 de junho de 2011

Deja Vú #18 - Final Fantasy

Primeiro game de uma das séries mais populares de todos os tempos no mundo dos games, Final Fantasy é um dos melhores e mais tradicionais RPGs já lançados.
Final Fantasy é uma das séries de maior influência do mundo, com uma base de fãs gigantesca espalhada pelos quatro cantos do globo. Mas quem vê todo esse sucesso não imagina que em 1987, quatro anos após sua fundação, a então Square estava à beira da falência. Os fundadores Masafumi Miyamoto e Hironobu Sakaguchi resolveram apostar todas as fichas em um último game. Se ele seguisse o caminho dos outros títulos da empresa, e não desse certo, eles seriam obrigados a fechar as portas e tentar a vida com outra coisa. Por isso o nome é tão apropriado para um RPG de fantasia: Final Fantasy.

Esse primeiro game da franquia, que salvou a empresa, lançado para o NES, possuía um nível de dificuldade bastante elevado, até porque seus remakes para Gameboy Advance e Playstation foram ajustados para não assustar os gamers novatos.
Após escolher quatro personagens e suas habilidades, que variam entre Black Mage, White Mage, Red Mage, Fighter, Thief e Monk, era possível sair andando por um imenso mundo cheio de dungeons para subir de level e ganhar dinheiro. Diálogos com NPCs, história bem elaborada e sidequests ainda não eram características muito comuns nos jogos desse estilo. Os RPGs como conhecemos hoje só nasceram um tempo depois.

A história de Final Fantasy se passa em um mundo onde o equilíbrio de quatro cristais era necessário. Mas esse equilíbrio foi quebrado, e os cristais passaram a agir para as trevas, fazendo o mundo entrar num ciclo negativo. Então, quatro heróis teriam de restaurar o equilíbrio aos cristais elementais, devolvendo a luz ao mundo.
O sucesso de Final Fantasy foi enorme, salvando a Square e criando um modelo a ser seguido pelos RPGs da época. Hoje em dia, a série é um fenômeno de vendas, e ainda possui a fórmula de um bom Role-Playing Game, sendo uma das franquias mais famosas do mundo, há mais de 20 anos salvando o equilíbrio dos cristais não só na série principal, que já conta com 14 instalações, mas também em incontáveis spin-offs.