Total de visualizações de página

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Comparativo: PES 2012 vs FIFA 12

O combate mais esperado do ano pelos gamers apaixonados por futebol é esse. Qual das franquias leva a melhor na edição 2012? Se analisarmos o histórico, PES era bem superior até uns 4 ou 5 anos atrás, quando FIFA evoluiu muito e ultrapassou o rival, que agora luta para voltar aos tempos de glória. Mas qual é o melhor nesse ano? Confira aqui no comparativo do Boteco Gamer!
Primeiro, é importante que todos leiam os reviews de PES 2012 e FIFA 12 para que o comparativo fique mais claro. Com base nas análises que eu fiz de ambos os games, aqui estão, resumidas, as características de cada jogo:

Pro Evolution Soccer 2012 - A inteligência artificial foi melhorada para essa versão, fazendo com que os adversários sejam mais duros, mas também os jogadores do seu time se tornem melhores opções de passe, e possibilitando jogadas mais elaboradas com passagem de atletas pela lateral do campo mais frequente, embora a jogabilidade ainda não esteja ideal, já está muito aprimorada em relação ao anterior. Os gráficos também estão melhores, e a narração épica do Silvio Luiz continua lá para a alegria da nação! Mas PES ainda tem poucos times licenciados, e não é tão realista. A Champions League e Libertadores estão completamente licenciadas, mas não é possível misturar times das duas, fazendo com que sejam meio obsoletas. Os modos de jogo são os mesmos, o que não é ruim, pois todos adoram a Master Liga e o Rumo ao Estrelato, por exemplo.

FIFA - Assim como no concorrente, a inteligência artificial e os gráficos foram melhorados, e o maior destaque é o novo sistema de colisão, uma nova implementação que torna as pancadas entre os atletas mais realistas, levando em conta a massa de cada um dos envolvidos na dividida, e vários fatores que determinam quem leva a melhor e até mesmo se um dos dois sairá machucado da disputa. O game também tem muito mais times e seleções licenciados, mas não tem tantos torneios. Os modos de jogo são semelhantes aos do PES. A parte sonora é bem fraca, mas as torcidas fazem um show à parte, sendo possível escutar durante o jogo os gritos de torcidas do Brasil nos jogos dos times daqui.

Além desses breves reviews, confiram um vídeo comparando os gráficos de ambos os games:

E outro vídeo comparando não só os gráficos, mas também a jogabilidade e as animações:

Vamos analisar alguns aspectos individualmente:

Gráficos - essa é uma briga boa. Ambos os jogos possuem gráficos semelhantes, mas se for pra escolher um, eu diria que o FIFA possui um visual ligeiramente melhor, mas não há muita distância entre eles.

Som - PES ganha de goleada. Desde a narração até as músicas. A única parte interessante do FIFA na parte sonora são as torcidas, que têm as músicas cantadas nos estádios da vida real no jogo.

Jogabilidade - essa é a parte mais polêmica. Tecnicamente, o FIFA é melhor nesse aspecto, mas muitas pessoas preferem a jogabilidade mais rápida do PES do que a mais cadenciada do FIFA. O jogo da Konami vem melhorando esse quesito nas últimas versões, mas ainda não alcançou o game da EA, então a vitória aqui é do FIFA, mas muito discutível.

Diversão - se por um lado, FIFA tem mais times licenciados, por outro lado PES tem mais campeonatos. Mas a impossibilidade de misturar os clubes da Champions com os da Libertadores no Pro Evolution tornam essas ligas um pouco sem sentido, já que no rival, é possível montar um torneio entre times brasileiros e europeus, por exemplo. O realismo do game da EA também está mais bem trabalhado, e os modos de jogo dos dois são bem parecidos. Ponto pro FIFA.

Veredicto: Apesar do investimento da Konami, e da visível melhora do PES em relação ao anterior, a franquia ainda não chegou no FIFA, embora essa diferença tenha ficado bem menor esse ano. Eu diria que se ambos os jogos continuarem nesse ritmo, PES 2013 pode nos surpreender. Mas por enquanto, o FIFA 12 é o vencedor!

Lembrem-se: esse foi um comparativo feito por mim, um fã incondicional de PES, que nunca pensei que algum dia fosse reconhecer que o FIFA estaria melhor. De qualquer modo, manifestem-se nos comentários e digam: pra vocês, qual é melhor? PES ou FIFA?