Total de visualizações de página

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Deja Vú #12 - Pong

Dessa vez a sessão retrô do Botego Gamer desenterra do fundo do baú este game que é um marco não só para a história dos videogames mas também para a indústria!
Pong, lançado em 1972, em um arcade num bar da Califórnia, foi o primeiro jogo de videogame lucrativo da história! Não é o primeiro game, mas sim o primeiro a gerar receita a seus criadores, Nolan Bushnell e Ted Dabney, criando assim a indústria de games. A história por trás desse simples jogo de tênis de mesa é um tanto quanto nebulosa, pois diz-se que ele foi copiado de uma invenção de Stephen Russel, e "portado" para um arcade. Mas o que realmente importa é que Pong deu o pontapé inicial à indústria que atualmente lucra três vezes mais do que a cinematográfica!

Pong também deu início ao comércio de consoles caseiros como conhecemos hoje, com seu lançamento no Atari, que foi um dos primeiros videogames de mesa da história. A partir daí, a febre começou e o sucesso foi inevitável. Versões modificadas, produzidas por diversos fabricantes, em vários países. Até que o Atari 2600 foi lançado, e tomou conta do mercado por muitos anos, devido à presença de alguns games, entre eles, Pong.
A explosão de Pong ocorreu graças ao fato dele ser uma novidade no mundo, e claro, um jogo extremamente divertido, como ninguém havia visto na época. Até hoje, em sites de jogos online, é possível experimentar o game. Difícil imaginar como tamanha simplicidade pode divertir tanto como os lançamentos atuais. Talvez essa seja a genialidade de Pong, que começou tudo o que temos hoje em se tratando de videogames.

Merece ser continuamente jogado e re-jogado por todos!