Total de visualizações de página

terça-feira, 24 de julho de 2012

Sandbox: tendência nos games atuais?

Antigamente os jogos se limitavam a platformers com fases lineares, nas quais o principal objetivo era ir do ponto A ao ponto B, passando por inúmeros obstáculos, desde inimigos até penhascos. As vezes o relógio também se tornava um obstáculo a mais nos estágios com tempo. Mas no fundo os games não davam liberdade ao jogador, que era obrigado a chegar ao final da fase pelo único caminho possível para avançar a outra fase, igualmente linear e assim por diante até o chefão final.

Com o surgimento de adventures como Zelda e RPGs como Final Fantasy, os jogos passaram a ter mundos abertos para a exploração e mais liberdade para o jogador tomar decisões sobre o que fazer em seguida. Mas ainda assim o gamer estava preso às amarras da história, e era obrigado a seguir um enredo pré-definido para conhecer o destino dos protagonistas. Até que surgiram os sandbox, como GTA.
Mais especificamente em 1997, o primeiro GTA foi lançado, ainda para PC, e posteriormente para Gameboy Color e Playstation. Com a evolução da tecnologia nos consoles, foi possível criar mapas cada vez maiores, mais vivos e realistas, e a franquia também se desenvolveu bastante até os dias de hoje. A Rockstar, aliás, é uma das pioneiras e talvez a empresa mais especializada em jogos do gênero, com GTA, Red Dead Redemption, LA Noire, Bully...

Mas hoje em dia, mesmo jogos de outros estilos estão utilizando mapas abertos como atrativos, no maior estilo sandbox. Assassin's Creed é um game de ação, Driver San Francisco é um jogo de corrida, e Skyrim um RPG, mas todos eles apresentam mundos enormes para ser explorados, e dão mais liberdade ao jogador, mesmo que ele tenha que seguir o roteiro do game certas vezes.
Há alguns dias eu falei sobre as várias eras pelas quais os games passaram nesse post. Talvez estejamos entrando na era do sandbox.