Total de visualizações de página

quarta-feira, 20 de março de 2013

Rumores sobre o próximo Xbox

Antes do Playstation 4 ser revelado, muitos rumores tomaram conta da internet, alguns falsos mas a maioria verdadeiros. Antes do anúncio do Wii U, aconteceu a mesma coisa. Antes de qualquer videogame ser revelado, isso ocorre. E com o sucessor do Xbox 360, a situação não é diferente, e claro que muitos boatos estão circulando pela internet. Entretanto essas informações não oficiais são um tanto quanto desanimadoras...
O rumor mais contundente que vem circulando diz que o próximo console da Microsoft não vai ter a capacidade de rodar jogos usados. Isso pode não ser verdade, pois especulou-se que o PS4 também bloquearia games de segunda mão, mas a informação não era real. Mas caso isso se confirme, o X720 teria muitos problemas, pois seria difícil conseguir consumidores que não podem nem ao menos se desfazer de seus jogos.

Há quem defenda essa ideia, pois um jogo revendido tiraria dinheiro que iria originalmente para o desenvolvedor, que criou o jogo. É como se você se apropriasse da ideia e a vendesse. Contudo a partir do momento que você vai numa loja e compra um jogo, você também tem direitos sobre aquele bem, e vender ou emprestar para outra pessoa é um direito do consumidor. Já pensou se você comprasse um carro e não pudesse vendê-lo?

Outro boato bem interessante é o de que o console vai requerer uma conexão constante com a internet e o uso obrigatório do Kinect. Claro que isso atrapalharia muita gente, vide o que aconteceu no lançamento do SimCity novo. (o game precisava de uma conexão constante e as pessoas acabaram não conseguindo jogar por problemas no servidor) Agora imaginem esse tipo de coisa acontecendo com todos os games...

O Kinect é um acessório muito legal e útil, mas torná-lo obrigatório seria um grande tiro no pé. Além de se tornar um empecilho, os jogadores mais tradicionais não têm interesse em ficar se movimentando enquanto jogam. Os comandos de voz são muito legais, mesmo para os hardcore, mas já pensou como seria se fossem obrigatórios e você tivesse que jogar com bastante gente?

Tomara que esses rumores não se concretizem, pois a Microsoft tem o poder de fazer um console muito interessante, já que a disputa pela próxima geração ainda está muito aberta.