Total de visualizações de página

segunda-feira, 15 de julho de 2013

Nintendo precisa de uma franquia nova?

A empresa mais velha entre as gigantes dos hardwares é também a mais carismática e, provavelmente, a que angariou a maior base de fãs fervorosos ao longo de sua história. Todo mundo conhece algum partidário entusiasmado da Nintendo. Eu mesmo, vários anos atrás, já fui um nintendista e apesar de nem cogitar a compra de um console da Big N nos próximos anos, tenho pôsteres de games da empresa espalhados pelas paredes do quarto até hoje. Mas será que a Nintendo ficou estagnada?
O mestre dos magos Shigeru Miyamoto veio à público afirmar que a Big N não só precisa de uma nova franquia, como já está trabalhando na produção dessa novidade. O próprio Miya está envolvido na criação do jogo e, apesar de não ter dado nenhum detalhe a respeito da nova série, se ele confirmou sua existência, é porque devemos ter uma grata surpresa muito em breve.

A Nintendo definitivamente precisa de coisas novas para mudar a line up de seus consoles. Um dos motivos pelos quais o Wii U não vai bem das pernas é que, por mais que as franquias tradicionais da Big N sejam sensacionais, elas são sempre as mesmas e isso acaba tornando a experiência com os consoles um tanto quanto repetitivas. Parece que não é um videogame novo, mas sim uma reedição dos antigos.

Mesmo para quem não está bem informado sobre os lançamentos, é fácil adivinhar as "novidades" da Nintendo, que vão se tornando cada vez mais previsíveis ano a ano. Um Mario 2D, um Mario 3D, um spin off do Mario, um Zelda que pretende ser melhor que Ocarina, um remake de algum Zelda antigo, duas versões gêmeas do Pokémon...

É claro que a Big N tem uma base de fãs muito forte e fiel, por isso vem se mantendo numa zona de conforto nos últimos anos. As maiores franquias da empresa foram criadas quando ela ainda estava em guerra com a Sega, depois disso as séries de sucesso mais recentes se limitaram a Pikmin, Animal Crossing e Brain Age. Vamos esperar para ver o que a Nintendo está preparando para o futuro e torcer para que ela volte a criar franquias geniais como antigamente.