Total de visualizações de página

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Perfil #3 - Shigeru Miyamoto

Um dos maiores - senão o maior - gênio da história do design e criação de games, Shigeru Miyamoto é quase uma lenda viva do mundo dos jogos eletrônicos!

Pai de Mario, Zelda, Starfox, F-Zero e outras franquias fantásticas, Shigeru Miyamoto é considerado por muitos o melhor criador de games de todos os tempos. Sua mente fértil vem revolucionando o mundo dos games desde sua primeira criação de sucesso: Donkey Kong, para arcades, que era com certeza um jogo muito a frente de sua época.

Designer, produtor, diretor... Miyamoto acumulou várias funções na Nintendo, e é um dos grandes responsáveis pelo sucesso da empresa, sem sombra de dúvidas. Após se inspirar em King Kong e Popeye para fazer DK, e ao criar um jogaço após o outro, ficou claro que uma de suas características é utilizar aspectos de sua vida particular nos games. Por exemplo, quando se interessou por jardinagem e criou Pikmin, ou quando ganhou um cão e fez Nintendogs.
Desde jovem, Miyamoto gostava de explorar as áreas de floresta nos arredores de Kyoto, sua cidade natal, e sede da Nintendo. Em uma de suas pequenas aventuras, ele se deparou com uma caverna que resolveu explorar após muita hesitação. Daí surgiu a ideia para uma das maiores e mais épicas franquias da história: The Legend of Zelda. Também teve inspiração em mangás e nos desenhos da Disney, do qual é fã declarado.

O encanador mais famoso do mundo, Mario, também é criação dele. Influenciado pelo pai do Gameboy, Gunpei Yokoi, o bigodudo saiu da série DK para estrelar sua própria franquia ao lado do irmão Luigi, e acabou virando a série mais vendida do mundo atualmente, com mais de 260 milhões de unidades vendidas, em vários games e spin offs para todos os consoles da Big N.
Shigeru Miyamoto praticamente criou os games de plataforma como se conhecem hoje com Mario, e foi uma grande inspiração para o gênero RPG com Zelda, que também trouxe ao mundo o sistema de trava de mira em Ocarina of Time. Essas e outras inovações são acompanhadas de vários prêmios e reconhecimento mundial. Figurou no topo da lista de maiores criadores de games do mundo da IGN e Gametrailers, foi nomeado cavaleiro pelo ministro da cultura da França, esteve presente na lista das 100 pessoas mais influentes do mundo pela revista Time em 2007, entre muitos outros tipos de homenagem, como o personagem Gary, de Pokémon, que chama-se Shigeru na versão japonesa.

Com participação em mais de 100 games, Shigeru Miyamoto é um gênio da criação de games, e após ter revolucionado os jogos eletrônicos várias vezes com suas contribuições de peso, o nome dele num jogo é garantia de diversão e qualidade! Todo mundo pode confiar nos games que possuem a assinatura do mestre Miyamoto!