Total de visualizações de página

terça-feira, 23 de julho de 2013

Persona #2 - Ezio Auditore da Firenze

Dando força à nova série do blog, (a qual eu realmente adorei o nome) trago hoje um dos melhores personagens do passado recente, o assassino que vimos nascer e morrer, o Mentor dos Assassinos italianos, o florentino mais foda de todos os tempos (e olha que o Maquiavel nasceu lá, hein?) Ezio Auditore da Firenze.



Só pra deixar claro, esse texto terá spoilers então caso você esteja jogando qualquer um dos jogos com ele, fuja furiosamente desse texto. Isso esclarecido, vamos ao que viemos. Ezio nasceu em Florença em 24 de junho de 1459 e morreu na mesma cidade em 30 de novembro de 1524 com 65 anos. Era de uma nobre família italiana, a House of Auditore, sendo o 2º mais velho entre 4 irmãos. Por conta da sua ascendência, do nascimento até seus 17 anos, viveu uma vida descompromissada e sem problemas. Tudo muda quando seu pai e dois de seus irmãos, o mais velho e o mais novo são injustamente enforcados na sua frente. Nesse momento, Ezio vira um assassino descobrindo que seu pai também era um. Depois de algum tempo, ele descobre que o principal culpado pelo morte de parte da sua família era o atual mestre dos templários, Rodrigo Borgia. A partir disso, ele vai em busca dos homem-suporte do então papa, Alexander VI. Enquanto isso, ele também rouba da posse da igreja a Maçã do Éden, um poderoso artefato que manipula mentes e cria ilusões, um dos primeiros contatos dele com a Primeira Civilização. Por fim, depois de muito troca-troca (ui!) a maçã acaba voltando para as mãos de Rodrigo Borgia, o que torna um negócio dois por um a execução do papa. No fim da jornada do Assassin's Creed II, Ezio luta com Alexander VI no Vatican Vault e acaba não o matando apos perceber a futilidade de sua vingança. Com o Pedaço do Éden em suas mãos, descobre uma passagem secreta onde por uma representação holográfica de um ser pertencente Aqueles Que Vieram Antes, ele acaba sendo o veiculo de uma mensagem para Desmond que está revivendo essas memorias. Entretanto, acaba deixando muito de suas próprias perguntas não respondidas. Assim acaba o segundo jogo da série.



No começo do Brotherhood, Ezio decide voltar para a Villa of Auditore. Essa vila pertencia aos Auditore pois foi comprada por seu bisavó. Ela é então atacada por Cesare Borgia que é o principal vilão desse jogo junto a um exercito. Os templários conseguem a Maçã de volta mas Ezio, ferido, consegue fugir e ainda ferido, desmaia na estrada sendo levado para Roma por Niccoló Machiavelli é levado para Roma. Depois de muita história e problemas, o enredo termina com Ezio sendo promovido a Mentor, honra concedida pelo então mentor, Machiavel. Pouco tempo depois, Ezio invade o Castel Sant'Angelo e Cesare mata Rodrigo (seu pai) quando esse não queria dar a ele a localização da Maçã. Pouco antes de morrer, Rodrigo dá a localização do artefato para o assassino percebendo como seu filho era um câncer para os templários. Ezio recupera a maçã e passa então 5 anos perseguindo Cesare quando finalmente encurrala-o na Espanha e consegue mata-lo. Por fim, ele finalmente termina a segunda parte de sua jornada escondendo a Maçã no Colosseum Vault logo abaixo do Coliseu romano onde ele seria achado 500 anos depois pelos assassinos modernos. Fim da segunda jornada.



A terceira e ultima parte da jornada se passa no Oriente Médio, terra do primeiro assassino relatado na série, Altaïr Ibn-La'Ahad, que aparece muito no quarto jogo, o Revelations. Ezio vai em busca das cinco Chaves de Masyaf que abrem a biblioteca de Altaïr a qual ele imagina conter conhecimento inominável. Desse modo, ele vai a Constantinopla, Konstantinyye, Istanbul ou como queira chamar e lá acha as 5 chaves que estão escondidas em vários pontos muito conhecidos como a Basílica de Santa Sofia. Novamente cortando toda a história, ela termina na biblioteca tão falada que estava vazia a não ser por duas coisas. O esqueleto do mestre assassino Altaïr e a Maçã do Éden (que não é a do Ezio) que estava sobre poder do sírio. Nesse momento, Ezio conversa com Desmond no que é chamado de Synch Nexus que é quando o personagem do mundo atual vê todos os eventos importantes da vida do seu antepassado. Ezio então termina ali sua vida de Assassino para viver com a filha de italianos que ele conheceu em Istanbul, Sofia Sartor.



Não falei 20% do que podia (e queria) sobre o Ezio mas só pra vocês saberem, ele tem outro jogo que se passa na Espanha onde ele salva a expedição de Cristovão Colombo, que no jogo tem seu nome real, Christoffa, as Américas e conhece em Florença Leonardo da Vinci. Tem também muitos outros interesses amorosos como Christina Vespucci. Além disso, deixou como legado a Ordem muito mais fortalecida. Existe também uma animação chamada Embers que mostra o final da vida de Ezio com um simples lavrador de uvas. Nele, se percebe a profundidade da personalidade do personagem, pela frase: "Comecei essa fase da minha vida muito tarde, Sofia. Eu sabia que não teria tempo suficiente para fazer tudo. Agora eu me preocupo que eu não tenha tempo o suficiente para fazer nada" se referindo aos longos anos como assassino e ao quão tarde começou a ter e cuidar dos filhos, da casa e da mulher.


Ficha Técnica

Nome Completo: Ezio Auditore da Firenze
Série de jogos: Assassin's Creed
Estréia: Assassin's Creed II
Terra natal: Itália

Capacidade de luta: 9,5
Personalidade: 10
Força na série: 10
Força da série: 10
Evolução: 10

NOTA: 10







Alias, não fiquem preocupados de que ele morreu triste. Ele morreu feliz sabendo o bom pai que era, o ótimo assassino que foi e o grandioso legado que deixaria para seus sucessores (de varias maneiras.)

Fui!