Total de visualizações de página

quinta-feira, 11 de abril de 2013

Review #50 - Sid Meier's Civilization V

Como vocês passaram os últimos quinze dias sem mim? Presumo eu que muito bem, não? Pois é, aqui estou eu de novo com mais uma review. Mas dessa vez eu vou tratar de um jogo inesperado e cujo uma review seria totalmente desnecessária. Hoje vou falar sobre o Civilization V (ou Civ 5 para os íntimos). Um jogo de estratégia que tem prendido minhas atenções nas últimas semanas. Então vamos ao que interessa!

Ficha Técnica:

Produtora: Firaxis Games
Distribuidora: 2K Games e Aspyr
Gênero: Estratégia em Turnos
Data de Lançamento: 21 de Setembro de 2010
Plataformas: PC e Mac OS X

Apresentação: 9,5
Gráficos: 9,5
Som: 9,0
Jogabilidade: 7,5
Diversão: 10
Replay: 9,5

NOTA: 9,5




Jogos de estratégia não fazem parte da "ala principal" dos games. Eles normalmente ficam andando pelos cantos e atingindo um público MUITO específico. Civ 5 foi o jogo mais completo que eu encontrei na busca por um jogo de estratégia que prendesse minha atenção. Na minha jornada eu passei por: KKnD 2, 0Ad, Starcraft, entre outros. Estes três são muito bons, mas não achei que nenhum deles é completo como o Civilization V e eu vou colocar os meus argumentos na mesa aqui.


Civilization V é um jogo de estratégia de turnos com um objetivo simples: Ser a civilização vencedora. Porém, se você não é um militar tirano, você tem outros modos de se tornar o maior de todos. Você pode vencer somando pontos em cultura, diplomacia, ciência e, é claro, através do domínio militar. É tudo muito simples e você pega o jeito bem rápido.

Os gráficos são, por incrível que possa parecer, muito bonitos. Claro se forem regulados para a qualidade máxima e rodados em um computador bom, mas são muito bonitos, sim. Você pode ficar encantado com certas paisagens que aparecerão de vez em quando. Já o som é, por si só, um ponto alto do game. Músicas orquestradas e efeitos sonoros muito bem feitos aparecem constantemente no game.


A jogabilidade é... Bem, ela é... Sonolenta. É sonolenta como qualquer jogo que se baseia em turnos. Por isso é um ponto negativo. O jogo funciona com um sistema "point and click" básico. É como jogar War no computador, mas podendo evoluir a sua civilização e descobrindo várias tecnologias, tanto civis quanto militares, para o seu povo.

O game tem um poder incrível de prender a sua atenção durante horas e horas. Você realmente quer evoluir o seu império e torná-lo o mais poderoso de todos. Como as partidas são longas. Mas eu digo que elas são BEM longas. Você é obrigado a salvar a sua partida no meio como se ela fosse a campanha de um jogo comum e continuá-la depois. Isso aumenta o replay do jogo. Você fica querendo evoluir seu império depois de muito tempo.


O game é muito bom para quem curte o conceito de evoluir toda um civilização e para quem gosta de história. Pois no jogo têm disponíveis muitos líderes que fizeram sua história com suas civilizações. No final de tudo, o jogo vai te garantir muitas horas de vício.

Vejo vocês na próxima quinzena. A propósito: CINQUENTA REVIEWS!!!!!!