Total de visualizações de página

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Deja Vú #15 - Pac-Man

Um dos games mais famosos da história, e um ícone da cultura pop, Pac-Man dispensa apresentações e é o tema do Deja Vú de hoje, a sessão retrô do Boteco Gamer!
Lançado em outubro de 1980 nos arcades, Pac-Man é mais que um simples game. O "Come-come" se tornou um fenômeno social desde os anos 80 até hoje, além de ser um dos jogos mais lucrativos de todos os tempos. Está exposto no Museu Smithsonian ao lado de Pong e Dragon's Lair em Washigtom D.C.

O protagonista dá nome ao game, e o objetivo é basicamente andar por um labirinto fugindo dos fantasmas e comendo os frutos que estão ao longo do caminho. Uma curiosidade é que os fantasmas têm nomes e comportamentos próprios: Blinky, o vermelho que perseguia Pac-man, Inky e Pinky, azul e rosa respectivamente, que tentavam se posicionar à frente dele e Clyde, que possuia comportamento aleatório mas tendia a correr atrás da bolinha amarela comedora de frutas também.
Pac-Man possui muitos mistérios e curiosidades ocultos, como por exemplo um bug conhecido como Split Screen. Após o 255º level, o lado esquerdo da tela ficava cheio de símbolos estranhos, tornando possível apenas a passagem pelo lado direito. Sem ter muitas rotas de fuga, e sem poder comer todos os frutos necessários para passar de fase, é impossível fechar a fase 256 do game original. Porém sabe-se que se alguém conseguir a façanha, o game volta ao 1º estágio mas os inimigos manteriam as habilidades conquistadas ao longo do jogo.

O legado de Pac-Man é fantástico, com muitas sequências, remakes, versões alternativas e sucesso mundial. Um dos ícones dos games, ao lado de Mario e Space Invaders, Pac-Man é jogado por todos até os dias de hoje!