Total de visualizações de página

segunda-feira, 21 de maio de 2012

O que esperar da próxima geração de consoles?

A atual geração de consoles já está bastante madura, todos os concorrentes já têm suas respectivas bibliotecas de jogos muito bem definidas, apesar de algumas adições a cada ano, mas já se tem um panorama definitivo do perfil de cada um. E a cada dia que passa, pipocam na internet mais rumores e especulações sobre a próxima geração. Apenas um console foi oficialmente revelado por enquanto, mas o que será que nós, gamers, poderemos esperar dos próximos anos?
Muito provavelmente o salto gráfico da próxima geração não será tão grande como foi na atual. Isso quer dizer que a diferença entre a capacidade gráfica do PS3 e PS4 não será nada se comparada à diferença entre PS2 e PS3, por exemplo. A tecnologia não evoluiu tanto nesse sentido, e os jogos atuais já possuem gráficos bastante avançados. Haverá evolução, mas creio que não seja tão radical.

Um dos principais elementos que podem mudar - e bastante - é a jogabilidade. Na geração atual, o Wii alterou o jeito de se jogar e fez um sucesso estrondoso, a ponto de seus concorrentes se sentirem obrigados a implantar controle por movimento também. Agora, o Wii U vai reinventar novamente o jeito de se jogar, com um "controle-tablet". Se também será bem sucedido, ou se os outros consoles também terão algo assim, só o tempo dirá. (Mas se eu tivesse que apostar, diria que pelo menos um videogame será mais conservador e manterá o controle tradicional.)
Mas a novidade que mais me agrada, e que eu mais aguardo é a interatividade dos consoles com a internet. Melhorias nos sistemas online, todos os jogos disponíveis para download, mais conectividade e melhor interação com as redes sociais - já pensou em bater seu recorde em um game, tirar print da tela e mandar para o instagram ou fechar aquele jogo difícil e, direto do console, twittar pra todo mundo?

Essas e outras adições devem ser acompanhadas de avanços tecnológicos que possibilitem um preço acessível, pois consoles caros não costumam ser competitivos nem atraentes. Apesar do preço não ser lá muito agradável no lançamento, as empresas devem ter aprendido com alguns erros do passado, e vão diminuir sensivelmente os preços - é o que nós esperamos.
Outra possibilidade é a de que, nos próximos consoles, não haverá mais distribuição de games por mídia física, apenas por download. Isso é algo bem improvável, tendo em vista que uma grande quantidade de pessoas ao redor do mundo ainda não tem acesso à internet no console, e que as vendas de discos movimenta muito dinheiro e impulsiona toda uma indústria por trás disso. É bem possível que os jogos também sejam vendidos digitalmente, mas não só dessa forma.

Já em relação a quando esses consoles serão lançados, há muita controvérsia. O único fato é que o Wii U estará nas prateleiras das lojas até o final do ano, mas quanto ao "Playstation 4/Orbis" e o "Xbox 720/Loop/Rutabaga/Next" ainda não se sabe. É possível que algum seja revelado na E3 que acontece no mês que vem, mas até ser lançado, ainda deve demorar uns dois anos.
Existem ainda rumores sobre possíveis consoles lançados pela Valve e pela Apple. Este humilde blogueiro acha que não passam de rumores mesmo, mas que apesar de improvável, seria bem legal ter novas empresas fabricando hardwares, afinal como eu sempre digo... quem ganha com a concorrência somos nós, gamers. E se tudo der certo, os grandes vencedores da próxima geração seremos nós!

E você? O que espera da próxima geração?