Total de visualizações de página

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

121 anos de Nintendo

Atualmente, a pessoa mais velha do mundo é a francesa Eugéne Blanchard, com surpreendentes 114 anos! Eu espero chegar a uns 200 pelo menos... Quando essa pessoa nasceu, o mundo era bem diferente. O esporte mais popular no Brasil era o críquete, e hoje você nem sabe o que é isso! nem eu  As pessoas ainda não faziam idéia de quem era Hitler ou o que era Guerra Mundial, e hoje isso é cobrado em provas e vestibulares. O Homem nem imaginava pisar na lua e hoje já planeja viagens comerciais para Marte! O avião ainda não havia sido inventado e hoje você vai de São Paulo ao Rio de Janeiro em 45 minutos.
E por incrível que pareça, naquela distante época, havia uma certa empresa que sobrevive até hoje. Naquele tempo, era chamada de Nintendo Koppai. Hoje, conhecemos apenas como Nintendo.  Em japonês, Nintendo significa “Deixe a sorte para o céu”.  A Lucasarts foi fundada em 1982. A Sega, em 1940. Podem parecer empresas velhas, mas nem chegam perto da Nintendo!
Isso mesmo, a Nintendo é uma empresa muito mais antiga do que você pensa. Foi fundada em 1889, por Fusajiro Yamauchi, fabricando cartas para um jogo de baralho muito tradicional no Japão chamado Hanafuda, menores e mais grossas que cartas normais, feitas das cascas de amoreiras. E torna-se a maior produtora de cartas do Japão.


Na década de 1950, a empresa passa a se chamar Nintendo Karuta, constrói uma nova sede em Kyoto e se associa a Walt Disney para fabricar cartas dos célebres personagens dos estúdios Disney.
O nome da empresa vira Nintendo, como é até hoje só em 1963, porque a empresa quer expandir sua área. Além das cartas, também é lançado um pacote de arroz instantâneo. Sim, isso mesmo! Depois a Nintendo fez um motel! E uma rede de taxis. Mas em nenhum dos negócios foi muito bem...
Até que a Nintendo resolve abrir um departamento de brinquedos. É o primeiro passo para os games... e o primeiro videogame da Nintendo é lançado em 1977! Chamado de Color TV Game 6, vendeu milhões de cópias de um jogo de tênis muito parecido com o famoso ‘’Pong’’.


A Nintendo of America surge em 1980, mesmo ano em que é lançado o Game & Watch, o primeiro portátil LCD, que possuía 2 telas! E você que achava que o DS era pioneiro nisso, hein?Em 1981, Shigeru Miyamoto, ainda jovem e sem reconhecimento, é escalado para fazer um game para tentar superar a concorrência nos EUA. E Ele cria nada mais, nada menos do que o lendário Donkey Kong, jogo que trouxe o macacão da Nintendo e um certo encanador bigodudo, que naquela época não tinha nome e era chamado de Jumpman. Que Jumpman? Ah, droga, não dá pra fazer a piadinha ainda...

Em 1983, nasce o Famicom, ou Family Computer, que na América é chamado até hoje de NES, ou Nintendo Entertainment System... mas pode chamá-lo de Nintendinho! Sim, esse é o nintendinho, que vendeu mais de 500 mil unidades em 2 meses! Mas ele só foi lançado nos EUA 2 anos depois, mesmo ano em que foi lançado Super Mario Bros., aquele game que fez 25 anos esse mês!
The Legend of Zelda, primeiro game com bateria para salvar progresso, é lançado em 1986, e se tornaria uma das maiores franquias da história dos games, angariando fãs por todo o planeta!
Outros consoles/portáteis:
Gameboy – 1989
Super Nintendo – 1990
Nintendo 64 – 1996
Gameboy Color – 1998
Gameboy Advance e Gamecube – 2001
Nintendo DS – 2004
Nintendo Wii – 2006
Nintendo DSi -2009

Curiosidades:
Shigeru Miyamoto era fã de Walt Disney, e agora seus personagens fazem mais sucesso do que os de seu ídolo.
Mario já vendeu 240 milhões de unidades, seguido por Pokémon, 200 milhões, e Zelda, 95 milhões. Algumas franquias de sucesso não chegam nem perto, como Sonic (36 milhões), Halo (27 milhões) e Mortal Kombat (26 milhões).
Em 2008, na semana de ação de graças, a Nintendo vendeu 2,5 consoles por segundo.
Mario tem um pulo de 27 polegadas, 235 jogos, 31 power ups, 7 programas de Tv e 1 cereal.
Fontes: Nintendo World, Wikipédia, Ñ.intendo, minha memória.