Total de visualizações de página

quinta-feira, 24 de maio de 2012

Deja Vú #37 - Prince of Persia

Hoje a sessão nostálgica do Boteco Gamer faz uma viagem ao Oriente Médio, mais especificamente à Pérsia!

Lançado em 1989 para PC, Prince of Persia é um dos melhores e mais inovadores jogos de plataforma dos anos 80. Em uma época na qual os jogadores do gênero estavam acostumados com games simples, Prince of Persia ofereceu algo quase inédito: puzzles. Não que não existiam puzzles nos jogos da época, mas era algo bastante raro em platformers.

Situado antes da transição dos píxels para os polígonos, Prince of Persia mescla com maestria todos os elementos de plataforma com bastante ação, puzzles e ainda dá o pontapé inicial nos movimentos de parkour no games.
As fases de Prince of Persia não se limitavam a andar sempre em um sentido pulando buracos. Não consistia apenas em ir do ponto A ao ponto B. Você precisava escapar de pedras soltas e obstáculos, abrir portas, seguir um caminho irregular, lutar com inimigos, e tudo isso com uma pitada de parkour. Claro que a jogabilidade 2D impedia uma maior complexidade das fases. Mas isso viria nos próximos games da série.

A história se passa na Pérsia antiga, como o nome sugere. Enquanto o sultão lutava numa guerra em um lugar distante, seu principal conselheiro tentou dar um golpe para tomar o poder. Para isso, trancou a filha do sultão numa torre e obrigou-a a se tornar sua esposa. O personagem principal, cujo nome não aparece no game, era o amado da princesa e foi jogado nas catacumbas. O objetivo do jogo é escapar do calabouço e derrotar o conselheiro antes que ele se torne sultão.

Esse conselheiro é uma alusão a Ja'far bin Yahya Barmaki, que existiu de verdade e foi morto por ter um caso com uma princesa. Ele é figura recorrente na literatura e cinema árabe, aparecendo até em contos das mil e uma noites. A Ubisoft conseguiu ambientar muito bem o game, o que possibilitou que as sequências da série também fossem excelentes, e que dessa franquia nascesse Assassin's Creed.

Prince of Persia é muito aclamado por fãs e tem várias versões e relançamentos, sendo uma das séries de maior sucesso da Ubisoft!