Total de visualizações de página

quinta-feira, 29 de março de 2012

Deja Vú #32 - Castlevania

Crepúsculo? Esqueça essas modinhas de vampiros, pois o jogo que o Boteco Gamer vai relembrar hoje é uma genuína história vampiresca!
Lançado em 1986 para NES, Castlevania foi um dos primeiros jogos lançados com formato em disco para o Nintendinho, conhecido como Famicom no Japão. Mas os discos não fizeram muito sucesso no console e o game acabou sendo lançado em cartucho sete anos mais tarde. Castlevania tem suas raízes nas várias histórias de terror com vampiros, e em lendas.

Na pele de Simon Belmont, no ano de 1691, o jogador deve derrotar um vampiro um tanto quanto conhecido: Dracula. O game tem jogabilidade de plataforma 2D, o gênero mais comum dessa época, com progressão lateral. Mas as fases não se limitam simplesmente a linhas retas para a esquerda, e são repletas de inimigos, escadas e plataformas.
 A principal forma de ataque de Belmont é seu chicote, que pode ser melhorado ao longo do jogo, para ficar mais forte e com maior alcance. Os chefes de cada fase do jogo são retirados de histórias de terror, e alguns deles são bem famosos como o Frankenstein, múmias, a Medusa e, claro, o Dracula. E depois de vários anos, a série evoluiu, mas o primeiro jogo continua sendo relançado, tendo versões para Game Boy Advance, Virtual Console e, futuramente, 3DS.

Castlevania é um excelente jogo, que segue o padrão de plataforma 2D da época, semelhante a outros clássicos como Contra e Zelda II, mas com o diferencial de ter um enredo muito mais denso, e inspirado na literatura de terror. A série já ganhou mais de 30 lançamentos, o que mostra o sucesso que fez, e ainda é uma referência no quesito vampiros. Crepúsculo? Esqueça isso e jogue Castlevania!