Total de visualizações de página

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Locadoras: Recintos inesquecíveis dos anos 90/00

Pois é, deu pra perceber que é um tema nostálgico. Você, meu caro leitor que deve ter aproximadamente a minha idade, com certeza já entrou em alguma locadora na sua vida. E é claro que eu tô falando das locadoras de games, não das de filmes, né!
As locadoras de jogos eram o paraíso dos gamers brasileiros: você não tinha dinheiro pra ter muitos jogos, então ia lá na avenida do seu bairro pagar uns 5 contos pra ficar 3 dias (chutei os números, eu não lembro) com um jogo pro seu Nintendo 64, SNES ou seja lá o que for. E isso era tipo, muito foda. Você tinha a possibilidade de jogar um jogo novo sempre. E quanto mais variada a locadora, melhor era, pois maior era a quantidade de jogos.

Era EXATAMENTE essa visão que eu tinha sempre que ia alugar jogos.
Aqui perto de casa existiam umas 3 locadoras diferentes que eu frequentava: a Blockbuster (que, infelizmente, veio a fechar muito cedo, era a mais foda de todas ): ), uma perto da casa da minha avó que aluguei poucos jogos, mas eu ADORAVA ir lá porque eles tinham MUITOS jogos (e graças a eles conheço esse e esse jogo, além de mais um de carros que explodiam que ainda não descobri o nome) e uma que ficava perto de onde meu pai trabalhava, que na verdade era uma locadora de filmes, mas tinha lá seus jogos, ainda que limitados. Essa, aliás, era a que eu mais frequentava, e foi nela que conheci maravilhas como Pokémon Stadium 1 e 2, Starfox 64, Super Smash Bros., ClayFighter 63⅓, Tony Hawk's Pro Skater, 1080° Snowboarding e muitos outros que não me lembro agora. Na segunda locadora que eu mencionei (a que tinha mais cara de locadora de games, aliás) eu tinha mais ou menos essa visão. 


Lembro das prateleiras lotadas de jogos e as TVs com os consoles, e sempre tinha um moleque jogando GTA: Vice City no PS2. Graças a uma pequena conversa que tive com aquele moleque uma vez, descobri dos "aluguéis de tempo" das locadoras, em que você jogava por um tempo o console na própria loja. Nunca fui numa locadora e fiz uso disso, mas sei que os mais antigos já fizeram, como escutei no 99Vidas. Por isso, não posso compartilhar dessa experiência, desculpe.
E assim como lembro de tudo isso, lembro do sumiço delas. Nenhuma das três locadoras que mencionei no texto ainda funcionam. Antigamente, era normal encontrar uma locadora desse tipo. Hoje em dia, só conheço duas locadoras de games: uma em São Caetano do Sul, que nem é bem uma locadora, é mais um clube de jogos; e uma no Rio de Janeiro, na Barra da Tijuca, que meu primo deu sorte de ela ainda existir do lado da casa dele.
Mas afinal, o que teria feito elas morrerem? Em minha opinião, a pirataria que chegou em massa com o PS1 e continuou no PS2. Os jogos se tornaram extremamente acessíveis, por mais que por um meio ilegal, e isso matou a utilidade de alugar um jogo por alguns dias. Veja bem, por quê raios eu pagaria 5 reais por 3 dias de jogatina se posso pagar o mesmo para jogar para sempre?
E isso é realmente uma pena. A locadora nos proporciona um mundo de jogos para nos deliciar - de maneira legal - de modo barato. Sinto falta dos meus tempos de aluguéis de fitas pro meu querido Nintendo 64. ): E você, caro leitor, frequentou locadoras?