Total de visualizações de página

terça-feira, 9 de outubro de 2012

Boteco Filmes #4 - O problema chamado Victor Navorski


Olá pessoal! Hoje vou falar de um filme muito gostoso de se assistir. Típico filme para a toda família, mas indiscutivelmente um filme que explora diversas realidades como nenhum outro do gênero.
“O terminal” é um filme estadunidense recente, de 2004. Retrata a história de Vikyot Navorski, turista do fictício país Krakozhia em visita à Nova Yorque. Durante seu voo o inesperado acontece: Seu país é alvo de um golpe de estado, que destitui do poder a autoridade popular e se instaura uma guerra civil. Instantaneamente,  os países de todo o mundo não reconhecem a legitimidade deste novo governo. O que parecia um problema se torna ainda maior. Com essa decisão internacional, nenhum imigrante vindo do país será aceito, pois terá o visto recusado. Mas também não poderá voltar, pois todos os voos com destino  Krakozhia foram suspensas. E é ai o grande problema: Vikyot (Victor) chega ao Aeroporto Internacional John F, Kennedy, pronto para aproveitar sua tão sonhada viagem, quando é proibido de sair dos limites da zona internacional, que é o aeroporto. Não pode sair e não pode voltar ao país de origem. Está preso dentro do Aeroporto.
Steven Spielberg, o diretor do filme, conta como ninguém a vida deste peculiar turista dentro do aeroporto. Victor começa a aprender inglês, faz amizade com todos os funcionários do hotel e ainda tenta entrar em um confuso relacionamento com um atraente aeromoça. Pode parecer um enredo simples e bem cheios de clichês, mas é ai que o espectador de surpreende. Victor começa a se tornar uma figura célebre dentro do Aeroporto, conhecido por todos como um grande amigo, respeitado e bem apessoado. Sua inteligência dá o sabor especial ao filme.
Como não podia faltar, o filme têm um forte toque de emoção. É revelado o tão sagrado motivo da viajem: Seu pai, um aficionado fã de Jazz, buscou durante a vida toda o autógrafo dos mais renomados músicos do mundo. Morreu faltando só um, e é atrás dele que Victor foi. De enredo, só posso falar isso, senão estraga, não é?


 
The Terminal (O terminal - pt)
Lançamento - 2004 (128min).
Dirigido por -  Steven Spielberg.
Estrelando – Tom Hanks, Catherine Zeta-Jones,  Stanley Tucci e Zoe Saldana.
Gênero – Comédia Dramática.
Estados Unidos, por DreamWorks.






Há três coisas notáveis nesse filme: A capacidade incrível de mesclar comédia, drama e conteúdo, não sendo um filme vazio, mas com um enredo forte e muito bem escrito. A atuação impecável de Tom Hanks, que incorpora o personagem de tal forma que prende quem assiste do começo ao fim do filme. E por último, mas não menos importante, a crítica mesmo que entrelinhas ao preconceito que ainda existe contra estrangeiros e a forte burocracia que a eles é exigida.
Ai vai o trailer pra dar uma ideia de tudo que estou falando:
Bom filme! Aproveitem!