Total de visualizações de página

segunda-feira, 30 de julho de 2012

Afinal, 'hype' ajuda ou prejudica?

"Hype" é a expectativa gerada em torno de alguma coisa. Normalmente, quando um jogo é lançado, há um certo hype sobre ele, principalmente quando ele é muito esperado pelos gamers. Mas será que toda essa expectativa é boa ou ruim para um jogo afinal? Eu diria que ela é boa para a produtora e ruim para os próprios jogadores.
Bom para a produtora porque alavanca as vendas. O hype pode vir dos próprios fãs ou por meio de estratégias de marketing, mas independente do método usado, vai ajudar a vender o game. As pessoas compram sem ter a certeza de que o jogo é realmente bom, simplesmente porque todo mundo está comentando sobre ele, e é um game muito esperado. Duke Nukem Forever é um ótimo exemplo disso. O jogo ficou 15 anos sendo produzido, e gerou uma expectativa gigantesca em torno dele, ajudando a vender mais.

Porém, como eu disse, o hype é ruim para nós mesmos. Duke Nukem Forever não era tão bom quanto esperávamos - estou sendo generoso até - e acabou decepcionando a todos. Não fosse as expectativas que as pessoas tinham, talvez o game não vendesse nem a metade do que vendeu, mas ninguém teria ficado tão decepcionado também.
Por outro lado, Spec Ops, um game lançado recentemente e pouco conhecido surpreendeu a todos pela qualidade e originalidade, fugindo dos clichês do gênero FPS e ao mesmo tempo apresentando uma narrativa interessante e uma experiência muito divertida. No caso, o game não vendeu nem 10% do que Call of Duty Black Ops 2 vai vender quando for lançado, afinal Black Ops está sendo muito aguardado pelos fãs enquanto Spec Ops é desconhecido e desprovido de hype.

Mas é exatamente isso que faz com que as pessoas se surpreendam com o game. Se Black Ops 2 não for tão bom quanto esperam, vai ser uma decepção. Um game desconhecido não tem essa responsabilidade de superar as expectativas, já um game esperado tem a tarefa de sobreviver ao hype. O primeiro pode não vender tanto, mas surpreende. Já o segundo, não vai surpreender ninguém pois sua qualidade já era esperada, mas vende bem.
Por isso o tal do hype é bom para as empresas, que faturam mais com o jogo, mas é ruim para nós gamers, que podemos nos decepcionar. Se você espera que um game seja bom, o máximo que ele pode fazer é ser o que você espera. Mas se você não tem expectativas, ele pode surpreender.